Paraná

Primas de Icaraíma são selecionadas para o Programa Ganhando o Mundo

As primas Ísis Cabral Gabiatto e Maria Júlia Carvalho Ribeiro, ambas com 15 anos, de Icaraíma, foram selecionadas para participar do programa Ganhando o Mundo, promovido pelo Governo do Estado. As adolescentes, que cursam o Ensino Médio no Colégio Estadual Desembargador Antônio Franco Ferreira da Costa, estão entre os 12 mil alunos da rede estadual escolhidos para um intercâmbio de três meses em outro país. A notícia trouxe alegria às famílias, à escola e aos colegas.

O apoio familiar foi essencial para a participação das jovens. As mães, Patrícia Banhe Cabral Gabiatto, de 44 anos, e Cileide Ortiz de Carvalho Ribeiro, de 52 anos, falaram sobre as filhas.

“Ísis sempre foi carinhosa, educada, dedicada e uma aluna exemplar. Sempre estudou muito. Conseguiu a vaga no programa através de plataformas, quiz, atividades online, entre outras. Ela também é 100 em todas as disciplinas”, disse Patrícia.

“Maria Júlia é carinhosa, educada, obediente e amiga. Desde pequena, sempre foi muito dedicada aos estudos. Conquistou a vaga pelas suas notas, que são 100 em todas as matérias, frequência na escola, quantidade de certificados na plataforma de inglês do Estado e muita disciplina em sala de aula”, relatou Cileide.

As mães de ambas as adolescentes, assim como os pais Emerson de Jesus Gabiatto, de 41 anos, e Epitácio Fernandes Ribeiro Júnior, de 46 anos, ficaram muito contentes e orgulhosos com a iniciativa e coragem das meninas em participar do programa.

“Ela começou a demonstrar interesse há dois anos e sempre a apoiamos. Ficamos muito felizes quando ela nos contou que havia sido convocada. Ela chorou de felicidade”, disse Patrícia.

“Ficamos felizes pela sua iniciativa e dedicação. Foi uma surpresa quando ela nos contou. Ficamos muito orgulhosos e felizes, pois esse é um sonho dela”, finalizou Cileide.

As adolescentes ainda não sabem para quais paises irão, nem a data da viagem, que está prevista apenas para 2025.

Ísis com sua mãe Patrícia, seu pai Emerson e suas irmãs.
Maria Júlia, com sua mãe Cileide e seu pai Epitácio.

O Programa

Ganhando o Mundo foi criado para possibilitar a ampliação do repertório cultural e acadêmico dos estudantes, permitir sua vivência e experiência na realidade de outros países, consolidar uma rede de jovens líderes que atuarão nas escolas da rede pública estadual de ensino do Paraná, além de potencializar o desenvolvimento da autonomia e aperfeiçoar o domínio da língua inglesa.

São custeadas pelo Governo do Estado as despesas com alimentação, hospedagem, transporte, emissão de vistos e passaportes, passagens aéreas e terrestres, exames médicos, vacinas, seguro-viagem e saúde, taxa de matrícula, mensalidade da escola no exterior, material didático, uniforme, tradução juramentada da documentação escolar e  reuniões de orientação. Os alunos também recebem auxílio de R$ 800 mensais.

Stephanie Gertler

Fotógrafa há mais de 16 anos, graduada em Jornalismo pela Universidade Tuiuti do Paraná, em Curitiba. Atualmente, atua como jornalista no OBemdito.

Recent Posts

As dramáticas viagens de ‘jardineira’ de antigamente davam medo!

Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...

10 horas ago

Mãe convive apenas sete dias com a filha recém-nascida e morre de câncer

Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…

11 horas ago

Umuaramense revela santuário subaquático com peixes gigantes no Rio Paraná; vídeo

Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…

12 horas ago

Simepar prevê tempestades em Umuarama ainda neste domingo; confira previsão

Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…

13 horas ago

Dor e comoção marcam a morte de jovem atropelado em Umuarama

A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…

15 horas ago

Aos 84 anos, fã passa 15 horas em pé para ver Eduardo Costa no Verão Maior; vídeo dançante

O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…

16 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais