Instituto Nossa Senhora Aparecida
Sicred
Redação Publisher do OBemdito

Procon premia 10 alunos vencedores do Concurso de Produção de Texto Proconzinho

Mais de 1.900 estudantes, de 51 turmas, disputaram a 2ª edição do projeto e ganharam smartphones

Fotos: Assessoria PMU
Fotos: Assessoria PMU
Procon premia 10 alunos vencedores do Concurso de Produção de Texto Proconzinho
Redação - OBemdito
Publicado em 24 de junho de 2024 às 19h18 - Modificado em 24 de junho de 2024 às 19h18
Porto Camargo
9 Espetaria
Atlanta Pneus
Gastro Umuarama
Cupom Local

Disputando entre quase 1.200 estudantes da 4ª série da Rede Municipal de Ensino, dez alunos foram os vencedores da 2ª edição do Concurso de Produção de Texto – Proconzinho. A cerimônia de premiação foi realizada na manhã desta segunda-feira (24) no Centro Cultural Vera Schubert, em evento idealizado pela Secretaria Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor – Procon Umuarama em parceria com a Secretaria Municipal de Educação.

O concurso, segundo o secretário Eduardo Henrique Ceranto, tem como objetivo levar aos estudantes informações relevantes referentes ao tema ‘Consumo Consciente’. “Em um momento crucial como este, onde o consumo consciente torna-se cada vez mais necessário para a construção de um futuro sustentável, iniciativas assim assumem um papel fundamental na educação e conscientização das nossas crianças”.

O sceretário ressalta a importância da participação dos alunos. “Parabenizo a todos os estudantes, que demonstraram talento, criatividade e engajamento com a temática. Agradeço também aos professores envolvidos, que dedicaram seu tempo e conhecimento para orientar e inspirar seus alunos nesta jornada”, afirmou.

Representando o prefeito Celso Pozzobom, a primeira-dama Maria Dulce Barreiros Pozzobom também parabenizou a todos os alunos, professores, coordenadores e demais profissionais que se envolveram na execução da tarefa de difusão da mensagem sobre consumo consciente.

“A formação do pensamento crítico com relação ao consumo consciente é fundamental para formarmos gerações de pessoas mais questionadoras sobre o futuro do município, do país e do planeta. Além disso, eles aprendem em sala de aula e depois compartilham esse aprendizado com toda a família”, analisou.

53813184435 B178ba76e1 C

A secretária municipal de Educação, Mauriza Gonçalves de Lima Menegasso, falou sobre o importante trabalho realizado pelos professores em 51 turmas do 4° ano. “O gênero textual trabalhado foi o ‘Relato’, desenvolvido durante uma sequência didática proposta pela Secretaria Municipal de Educação. Os textos premiados hoje representam o melhor da produção literária dos nossos estudantes, demonstrando profundo entendimento e senso crítico sobre o consumo consciente”, disse.

Mauriza acrescentou: “São exemplos inspiradores que nos motivam a continuar trabalhando para construir um futuro mais verde e responsável. Na 1ª edição do concurso foram premiados três alunos e três professores e hoje são 10 alunos e 10 professores, um reconhecimento e um avanço neste projeto importantíssimo idealizado pelo Procon”, pontuou.

53813183795 Fbc277003b C

Os 10 alunos vencedores levaram um smatphone cada e seus professores ganharam um smartwatch. “Nove meninas e um menino foram os grandes vencedores do concurso Proconzinho: três deles da Escola Municipal Carlos Gomes (com a professora Rosineide Silva); dois da Ouro Branco (professora Regiane Rebelo); e um da Analides de Oliveira Caruso (professora Maria Eloiza Freitas), um da São Francisco de Assis (professora Eliane Serafim Melo), um da Souza Naves (professora Luana Ziroldo), um da Tempo Integral (professora Iracila Camargo) e um da Vinícius de Morais (professora Snara La Serra)”, informa Mauriza.

O projeto foi lançado dia 20 de março de 2024 com a peça teatral ‘Proconzinho em: Fica a Dica’, espetáculo inédito com texto e roteiro do ator e diretor Vinícius Guerra, Fundação Cultural de Umuarama, como explica o advogado Thailison de Souza Neves, diretor municipal de Proteção e Defesa do Consumidor. “Essa iniciativa [da peça teatral] buscou, de forma lúdica e educativa, despertar nas crianças a importância do consumo consciente, dos direitos e deveres do consumidor e dos ensinamentos presentes no Gibi ‘Proconzinho’, produzido pelo cartunista Marcos Vaz”, detalhou.

53812987718 Ec67c5ae8a C

Ele acrescenta que, ao longo da sequência didática proposta pela Secretaria Municipal de Educação, os alunos tiveram a oportunidade de explorar e refletir sobre o tema, traduzindo suas experiências e aprendizados em forma de relatos. “Os alunos vivenciam situações que podem acontecer no dia a dia do consumidor e aprendem desde cedo a cuidar do seu dinheiro”, finalizou.

GANHADORES DO CONCURSO PROCONZINHO

ALUNO (A)SÉRIEESCOLAPROFESSORA
Bárbara Gabriel Salton4ª ACarlos GomesRosineide Silva
João Pedro dos Anjos Cirino4ª ACarlos GomesRosineide Silva
Lorraine Januário4ª ACarlos GomesRosineide Silva
Maria Luiza Santos Manerti4ª AOuro BrancoRegiane Rabelo
Ana Laura Melo Felisbino4ª AOuro BrancoRegiane Rabelo
Ana Julia Borges da Silva4ª AAnalides CarusoMaria Eloiza Freitas
Yasmin Pacheco de Oliveira4ª BSão Francisco de AssisEliane Serafim Melo
Isabella Cristine Zanella Gaiarin4° CSenador Souza NavesLuana Maria Ziroldo
Ana Luiza Fernandes Silva4ª ATempo IntegralIracila Camargo
Bianca Silva Machado4ª AVinícius de MoraisSnara La Serra
53813183945 B6a438b0ca C
53811816867 52dd1e1f67 C
53812988418 3c2ecd9fc4 C
53812745241 A3031b015d C
53812745786 1a9ae61388 C

(Reportagem: Assessoria PMU)

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.

Porto Camargo