Mariluz e Nova Olímpia poderão receber profissionais do Programa Mais Médicos
Os profissionais deverão atuar na Atenção Primária à Saúde
A Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (Sesa), em parceria com a Comissão Estadual do Programa Mais Médicos para o Brasil, promoveu nesta quinta-feira (6), em Londrina, no Norte do Paraná, o processo de acolhimento a 78 profissionais que atuam em 35 municípios das macrorregiões Norte e Noroeste. Na 12ª Regional de Saúde de Umuarama estão previstas 2 vagas para serem preenchidas, uma em Mariluz e outra em Nova Olímpia.
O evento teve como objetivo orientá-los sobre as diretrizes e o funcionamento do Sistema Único de Saúde (SUS), além de informar gestores e coordenadores municipais sobre seus deveres na implementação do Mais Médicos.
“Este é um programa pensado para levar o atendimento a quem mais precisa. Estes profissionais agora ingressam em uma grande missão, com compromisso social, para fortalecer o Sistema Único de Saúde”, avaliou o secretário de Estado da Saúde, César Neves.
No Paraná, 351 municípios aderiram ao programa, sendo disponibilizadas pelo Ministério da Saúde 1.685 vagas. Destas, 1.306 já foram ocupadas. Os médicos selecionados terão até o fim do mês para escolher as cidades onde deverão atuar. Isso porque quando fazem a inscrição para o programa, eles escolhem até três municípios onde há vagas disponíveis e depois têm um prazo para definir para onde vão.
O Mais Médicos tem como propósito diminuir a carência de profissionais na Atenção Primária à Saúde (APS) de regiões prioritárias, fortalecer a prestação de serviços desta área à população. Também busca aperfeiçoar os médicos para atuar de acordo com as políticas públicas do setor e com o sistema de funcionamento do SUS, além de ampliar a oferta de especialização profissional nas áreas estratégicas para a saúde.
OBemdito com AEN