Umuarama

Ecobarreira é implementada no Lago Aratimbó para evitar poluição por lixo de bueiros

O principal cartão-postal de Umuarama receberá, no início da tarde desta quarta-feira (4), uma ecobarreira, equipamento projetado para bloquear o lixo sólido, como plásticos e outros descartáveis, que, por negligência dos cidadãos, acabam obstruindo bueiros e sendo arrastados pelas redes de coleta de águas pluviais. O prefeito Celso Pozzobom estará presente juntamente com autoridades e representantes da imprensa.

De acordo com o secretário municipal de Meio Ambiente, Waltinho Sucupira, a ecobarreira consiste em uma estrutura composta por tambores plásticos flutuantes, que será posicionada transversalmente na cabeceira do lago.

“Antes da ponte de madeira, vamos instalar a ecobarreira, como parte das diversas iniciativas que estamos implementando por solicitação do prefeito, visando preservar a beleza e a adequação do Lago Aratimbó, tanto para a vida selvagem, como peixes e aves, quanto para o lazer das famílias”, comenta.

Ele acrescenta que a Prefeitura executa um Projeto Piloto de Reestruturação Ambiental, conduzido pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, especificamente voltado para o Lago Aratimbó.

“O projeto abrange diversas etapas e medidas, incluindo levantamentos técnico-profissionais sobre a quantidade de resíduos que chegam ao lago, análises físico-químicas da água, mapeamento das nascentes, restauração do entorno com espécies nativas e programas de reflorestamento, entre outras intervenções”, detalha.

(Com informações PMU)

Redação

Recent Posts

Moro promete enxugar governo e reduzir as 24 secretarias do Paraná

Governador eleito afirma que pretende enxugar estrutura do Estado e aponta saúde e combate ao…

36 segundos ago

Convites para o 12º Chá Rosa já estão à venda em Umuarama

Evento será realizado em 24 de outubro na Casa da Amizade e terá como tema…

20 minutos ago

VÍDEO: sucuri gigante surpreende guia e turistas no Rio Paraná, na região de Porto Figueira

Animal foi encontrado por guia de pesca e dois turistas durante uma parada para fugir…

53 minutos ago

Aos 91 anos, Luiza Erundina é a deputada estadual mais velha eleita no Brasil

Ex-prefeita de São Paulo recebeu 169,5 mil votos e ocupará uma das 94 cadeiras da…

1 hora ago

Nycollas Matheus, o “Danoninho” conquista liderança no jiu-jitsu e busca mais um título

Atleta de Umuarama soma mais de 40 medalhas em cerca de um ano de competições…

2 horas ago

Eleições 2026: MPT-PR registra 75 denúncias de assédio eleitoral no Paraná

Encerrado o primeiro turno das eleições, o Ministério Público do Trabalho no Paraná (MPT-PR) registrou…

2 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais