Foto: Colaboração/Arquivo Familiar
A Secretaria de Estado da Educação (Seed-PR) divulgou nesta segunda-feira (3) os nomes dos estudantes convocados, em primeira chamada, para participar do programa Ganhando o Mundo, edição 2025. Nesta primeira lista, constam os nomes de 16 alunos que estão matriculados em colégios estaduais da área de abrangência do Núcleo Regional de Educação (NRE de Umuarama), entre eles, o estudante de Altônia, Gustavo de Azevedo Leandro, de 16 anos.
Aluno do 1º ano do Ensino Médio do Colégio Estadual Lúcia Alves, Gustavo faz parte do Programa Altas Habilidades, onde os alunos que têm facilidade ou se destacam em alguma disciplina específica recebem um acompanhamento diferenciado.
“Desde a 4ª série, as notas dele são acima de 9. Recentemente, ele ganhou o Prêmio ‘Aluno Nota 10’. Desde os quatro anos, quando começou na pré-escola, sempre foi um menino que gostava muito de falar. Assim que mudamos para o interior de Altônia, ele passou a se destacar nas notas”, conta a mãe, Janaina Lombardi de Azevedo.
Filho de agricultores, o estudante, que além de se dedicar à escola também estuda inglês, treina voleibol e trabalha em casa formatando computadores, consegue tirar tempo para ajudar a família num pesqueiro, nos fins de semana. “Ele gosta de ganhar o dinheiro dele. Além de ser um grande orgulho, é um menino muito esforçado. Faz vários cursos ao mesmo tempo. Nós somos pessoas simples, então, para nós, é motivo de muito orgulho”, revela.
O estudante, que já foi premiado no concurso Agrinho, quer cursar tecnologia da informação depois que finalizar o ensino médio. Segundo Janaina, o intercâmbio será uma oportunidade para Gustavo aperfeiçoar o inglês e ter uma experiência fora do país, no entanto, ela já se prepara para quando o filho viajar.
“É uma coisa para a qual a gente não se prepara, é esperar acontecer e viver. Como moramos em uma cidade pequena, a gente não se acostuma a ficar distante. Ver que ele vai ficar longe vai ser difícil para nós, mas sabemos que criamos os filhos para que eles possam voar sozinhos”, argumenta.
Gustavo, assim como os demais estudantes, deve embarcar para um dos cinco países (Austrália, Canadá, Irlanda, Nova Zelândia e Reino Unido) no ano que vem. Além de Altônia, também foram selecionados alunos das cidades de Alto Paraíso, Alto Piquiri, Cafezal do Sul, Cruzeiro do Oeste, Douradina, Esperança Nova, Francisco Alves, Icaraíma, Iporã, Ivaté, Maria Helena, Nova Olímpia, Perobal e Pérola. Agora, eles terão que entregar a documentação e aguardar as próximas etapas do programa.
O Ganhando o Mundo é um programa de intercâmbio criado pelo Governo do Estado do Paraná e oferecido para estudantes, professores e pedagogos da rede pública estadual de ensino. O objetivo é propiciar formação acadêmica em instituições estrangeiras, além de experiências culturais e pedagógicas que possam ser compartilhadas, posteriormente, nos colégios estaduais do Paraná. Ao todo, 12 mil estudantes de 392 municípios do Paraná participaram do processo seletivo.
Transferências envolvem paróquias da região e incluem padres, diáconos transitórios e religiosos
Confira os detalhes do curso e quem pode se candidatar às vagas gratuitas
Em uma das ocorrências um dos suspeitos afirmou à PRF que foi contratado para levar…
Neste ano a programação não será exclusivamente sertaneja
Programação inclui apresentações da Orquestra Municipal, atrações culturais e show nacional de Tom Carfi.
Pescador de Maringá tem captura homologada pela BGFA Recordes e conquista dois títulos nacionais
Este site utiliza cookies
Saiba mais