Ecobarreira é implementada no Lago Aratimbó para evitar poluição por lixo de bueiros
O equipamento será inaugurado às 14h e tem como função principal deter materiais descartados de forma errônea pela população
O principal cartão-postal de Umuarama receberá, no início da tarde desta quarta-feira (4), uma ecobarreira, equipamento projetado para bloquear o lixo sólido, como plásticos e outros descartáveis, que, por negligência dos cidadãos, acabam obstruindo bueiros e sendo arrastados pelas redes de coleta de águas pluviais. O prefeito Celso Pozzobom estará presente juntamente com autoridades e representantes da imprensa.
De acordo com o secretário municipal de Meio Ambiente, Waltinho Sucupira, a ecobarreira consiste em uma estrutura composta por tambores plásticos flutuantes, que será posicionada transversalmente na cabeceira do lago.
“Antes da ponte de madeira, vamos instalar a ecobarreira, como parte das diversas iniciativas que estamos implementando por solicitação do prefeito, visando preservar a beleza e a adequação do Lago Aratimbó, tanto para a vida selvagem, como peixes e aves, quanto para o lazer das famílias”, comenta.
Ele acrescenta que a Prefeitura executa um Projeto Piloto de Reestruturação Ambiental, conduzido pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, especificamente voltado para o Lago Aratimbó.
“O projeto abrange diversas etapas e medidas, incluindo levantamentos técnico-profissionais sobre a quantidade de resíduos que chegam ao lago, análises físico-químicas da água, mapeamento das nascentes, restauração do entorno com espécies nativas e programas de reflorestamento, entre outras intervenções”, detalha.
(Com informações PMU)