Umuarama 69 anos
Sicred
Instituto Nossa Senhora Aparecida
Lançoni
Foto: Colaboração/Arquivo Familiar
Rodrigo Mello Publisher do OBemdito

Aluno ‘Nota 10’ de Altônia está entre os selecionados para “Ganhando o Mundo 2025

Aluno do 1º ano do Ensino Médio, Gustavo Azevedo Leandro, de 16 anos, faz parte do Programa Altas Habilidades

Foto: Colaboração/Arquivo Familiar
Aluno ‘Nota 10’ de Altônia está entre os selecionados para “Ganhando o Mundo 2025
Rodrigo Mello - OBemdito
Publicado em 5 de junho de 2024 às 11h19 - Modificado em 5 de junho de 2024 às 12h51
Porto Camargo
Cupom Local
Lançoni
Gastro Umuarama
9 Espetaria
Atlanta Pneus

A Secretaria de Estado da Educação (Seed-PR) divulgou nesta segunda-feira (3) os nomes dos estudantes convocados, em primeira chamada, para participar do programa Ganhando o Mundo, edição 2025. Nesta primeira lista, constam os nomes de 16 alunos que estão matriculados em colégios estaduais da área de abrangência do Núcleo Regional de Educação (NRE de Umuarama), entre eles, o estudante de Altônia, Gustavo de Azevedo Leandro, de 16 anos.

Aluno do 1º ano do Ensino Médio do Colégio Estadual Lúcia Alves, Gustavo faz parte do Programa Altas Habilidades, onde os alunos que têm facilidade ou se destacam em alguma disciplina específica recebem um acompanhamento diferenciado.

“Desde a 4ª série, as notas dele são acima de 9. Recentemente, ele ganhou o Prêmio ‘Aluno Nota 10’. Desde os quatro anos, quando começou na pré-escola, sempre foi um menino que gostava muito de falar. Assim que mudamos para o interior de Altônia, ele passou a se destacar nas notas”, conta a mãe, Janaina Lombardi de Azevedo.

Filho de agricultores, o estudante, que além de se dedicar à escola também estuda inglês, treina voleibol e trabalha em casa formatando computadores, consegue tirar tempo para ajudar a família num pesqueiro, nos fins de semana. “Ele gosta de ganhar o dinheiro dele. Além de ser um grande orgulho, é um menino muito esforçado. Faz vários cursos ao mesmo tempo. Nós somos pessoas simples, então, para nós, é motivo de muito orgulho”, revela.

Whatsapp Image 2024 06 04 At 11.30.57

O estudante, que já foi premiado no concurso Agrinho, quer cursar tecnologia da informação depois que finalizar o ensino médio. Segundo Janaina, o intercâmbio será uma oportunidade para Gustavo aperfeiçoar o inglês e ter uma experiência fora do país, no entanto, ela já se prepara para quando o filho viajar.

“É uma coisa para a qual a gente não se prepara, é esperar acontecer e viver. Como moramos em uma cidade pequena, a gente não se acostuma a ficar distante. Ver que ele vai ficar longe vai ser difícil para nós, mas sabemos que criamos os filhos para que eles possam voar sozinhos”, argumenta.

Whatsapp Image 2024 06 04 At 11.34.39
Gustavo ladeado pelos pais, Janaina Lombardi de Azevedo e Paulo Cesar Leandro, e pela irmã, Fernanda de Azevedo Leandro: Foto: Colaboração/ Aquivo Familiar

Gustavo, assim como os demais estudantes, deve embarcar para um dos cinco países (Austrália, Canadá, Irlanda, Nova Zelândia e Reino Unido) no ano que vem. Além de Altônia, também foram selecionados alunos das cidades de Alto Paraíso, Alto Piquiri, Cafezal do Sul, Cruzeiro do Oeste, Douradina, Esperança Nova, Francisco Alves, Icaraíma, Iporã, Ivaté, Maria Helena, Nova Olímpia, Perobal e Pérola. Agora, eles terão que entregar a documentação e aguardar as próximas etapas do programa.

Whatsapp Image 2024 06 04 At 11.29.10

Programa Ganhando o Mundo

O Ganhando o Mundo é um programa de intercâmbio criado pelo Governo do Estado do Paraná e oferecido para estudantes, professores e pedagogos da rede pública estadual de ensino. O objetivo é propiciar formação acadêmica em instituições estrangeiras, além de experiências culturais e pedagógicas que possam ser compartilhadas, posteriormente, nos colégios estaduais do Paraná. Ao todo, 12 mil estudantes de 392 municípios do Paraná participaram do processo seletivo.

Whatsapp Image 2024 06 04 At 11.29.10 (1)
Whatsapp Image 2024 06 04 At 11.30.57 (1)

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.

Uvel
Pós Unialfa
Porto Camargo