Foto: Colaboração/OBemdito
Os católicos da capital do Noroeste e das paróquias ligadas à Diocese de Umuarama levantaram cedo nesta quinta-feira (30), feriado de Corpus Christi, para confeccionar os tradicionais tapetes de serragem, com imagens que lembram o corpo de Cristo representado no pão e no vinho.
Em Umuarama, todas as 12 paróquias realizaram missas seguidas de procissões pelos tapetes. Imagens que foram compartilhadas em redes sociais mostram os trabalhos que foram confeccionados. Algumas igrejas realizaram as procissões pela manhã, enquanto outras, no período da tarde.
“É bonito nós pensarmos que, em uma cidade deste porte, houve 12 lugares onde as paróquias e as comunidades estavam reunidas celebrando e, em todas elas, houve a procissão com o Corpo de Cristo pelas ruas. Um momento bem especial na vida da Igreja”, afirmou o padre Valdomir Almeida Machado, que é pároco do Santuário Perpétuo Socorro.
Além dos tapetes confeccionados pelos fiéis do Santuário Perpétuo Socorro, destaque também para as procissões realizadas na Catedral do Divino Espírito Santo e na Paróquia São João Batista, de Cafezal do Sul.
Corpus Christi, solenidade cristã, comemora a instituição da eucaristia, sacramento em que os católicos consomem uma partícula que acreditam ser o corpo de Jesus. A celebração é móvel, mas ocorre sempre numa quinta-feira, 60 dias após o Domingo de Páscoa, coincidindo com a primeira quinta-feira após o Domingo da Santíssima Trindade.
A data rememora a Quinta-Feira Santa, véspera da morte de Cristo, quando Ele, durante a ceia com seus discípulos, partiu o pão e compartilhou o vinho, dizendo: “Tomai e comei, isto é o meu corpo. Tomai e bebei, isto é o meu sangue.” Esse episódio bíblico marca a instituição da eucaristia.
O Corpus Christi teve origem na Bélgica, no século XIII. Foi instituído pelo Papa Urbano IV por meio da bula “Transiturus de Hoc Mundo”, em 11 de agosto de 1264, e promulgado em 1317 pelo Papa João XXII.
A festa é marcada por procissões, missas solenes e a confecção de tapetes coloridos nas ruas, feitos com flores, serragem, areia e outros materiais, formando imagens e símbolos religiosos. A celebração envolve a comunidade em um espírito de devoção e manifestação pública da fé, celebrando a presença de Cristo na eucaristia.
Um episódio de surto psicótico mobilizou equipes da Polícia Militar (PM) e do Serviço de…
Um jovem empinou uma moto na frente da Polícia Militar (PM) e teve o veículo…
Um roubo em uma barraca de lanches foi registrado na noite de domingo (18) no…
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Este site utiliza cookies
Saiba mais