Sicred
Lançoni
Instituto Nossa Senhora Aparecida
Umuarama 69 anos
Rodrigo Mello Publisher do OBemdito

Católicos da Diocese de Umuarama celebram Corpus Christi com tradicionais tapetes de serragem

Algumas igrejas realizaram as procissões pela manhã, enquanto outras no período da tarde

Foto: Colaboração/OBemdito
Católicos da Diocese de Umuarama celebram Corpus Christi com tradicionais tapetes de serragem
Rodrigo Mello - OBemdito
Publicado em 31 de maio de 2024 às 11h32 - Modificado em 31 de maio de 2024 às 16h10
Gastro Umuarama
Atlanta Pneus
9 Espetaria
Lançoni
Porto Camargo
Cupom Local

Os católicos da capital do Noroeste e das paróquias ligadas à Diocese de Umuarama levantaram cedo nesta quinta-feira (30), feriado de Corpus Christi, para confeccionar os tradicionais tapetes de serragem, com imagens que lembram o corpo de Cristo representado no pão e no vinho.

Em Umuarama, todas as 12 paróquias realizaram missas seguidas de procissões pelos tapetes. Imagens que foram compartilhadas em redes sociais mostram os trabalhos que foram confeccionados. Algumas igrejas realizaram as procissões pela manhã, enquanto outras, no período da tarde.

“É bonito nós pensarmos que, em uma cidade deste porte, houve 12 lugares onde as paróquias e as comunidades estavam reunidas celebrando e, em todas elas, houve a procissão com o Corpo de Cristo pelas ruas. Um momento bem especial na vida da Igreja”, afirmou o padre Valdomir Almeida Machado, que é pároco do Santuário Perpétuo Socorro.

017

Além dos tapetes confeccionados pelos fiéis do Santuário Perpétuo Socorro, destaque também para as procissões realizadas na Catedral do Divino Espírito Santo e na Paróquia São João Batista, de Cafezal do Sul.

013

Significado da data

Corpus Christi, solenidade cristã, comemora a instituição da eucaristia, sacramento em que os católicos consomem uma partícula que acreditam ser o corpo de Jesus. A celebração é móvel, mas ocorre sempre numa quinta-feira, 60 dias após o Domingo de Páscoa, coincidindo com a primeira quinta-feira após o Domingo da Santíssima Trindade.

A data rememora a Quinta-Feira Santa, véspera da morte de Cristo, quando Ele, durante a ceia com seus discípulos, partiu o pão e compartilhou o vinho, dizendo: “Tomai e comei, isto é o meu corpo. Tomai e bebei, isto é o meu sangue.” Esse episódio bíblico marca a instituição da eucaristia.

O Corpus Christi teve origem na Bélgica, no século XIII. Foi instituído pelo Papa Urbano IV por meio da bula “Transiturus de Hoc Mundo”, em 11 de agosto de 1264, e promulgado em 1317 pelo Papa João XXII.

A festa é marcada por procissões, missas solenes e a confecção de tapetes coloridos nas ruas, feitos com flores, serragem, areia e outros materiais, formando imagens e símbolos religiosos. A celebração envolve a comunidade em um espírito de devoção e manifestação pública da fé, celebrando a presença de Cristo na eucaristia.

Whatsapp Image 2024 05 31 At 10.39.24 1
Foto: Paróquia São João Batista, de Cafezal do Sul
Whatsapp Image 2024 05 31 At 10.39.24
011
Foto: Catedral do Divino Espírito Santo

020
Foto: Santuário Perpétuo Socorro

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.

Porto Camargo
Uvel