Foto: Assessoria PMU
A Secretaria Municipal de Saúde anunciou a terceira morte confirmada em decorrência de complicações da dengue em Umuarama, dentre sete óbitos em investigação. Além desses, um foi descartado e três mortes continuam sendo investigadas. O óbito confirmado nesta semana é de um paciente do sexo masculino, com 64 anos e sem comorbidades. A morte ocorreu no dia 30 de março deste ano.
Neste mês de maio foram confirmados 2.062 casos da doença (até o dia 25) e em todo o período epidemiológico já são 7.756 positivos, acumulados desde 30 de junho do ano passado.
Além disso, a Secretaria de Saúde investiga ainda 310 casos de pessoas com suspeita de dengue e outras 6.909 suspeitas foram descartadas, do total de 14.775 notificações registradas no período. Dentre os positivos, foram anotados três casos de dengue com sinais de alarme (DSA) e um caso de dengue grave (DG).
Os bairros com maior incidência da doença na cidade são os atendidos pelas UBS Guarani/Anchieta (885 casos) e Jardim Panorama (657), pelo Posto de Saúde Central (589) e pelas unidades de saúde do Jardim Cruzeiro (585), Vitória Régia (547), Centro de Saúde Escola (493) e Cidade Alta (455).
Há casos confirmados de dengue em todas as unidades de saúde da cidade e dos distritos, com exceção da Vila Nova Jerusalém, e também entre moradores da zona rural (85 casos). O último levantamento do Índice de Infestação Predial (IIP) por larvas do mosquito transmissor da dengue ficou em 0,8%, caracterizando baixo risco.
Nos locais onde a infestação é maior, o serviço de Vigilância em Saúde Ambiental concentra o trabalho dos agentes de combate a endemias em arrastões para eliminar focos de reprodução do mosquito.
O trabalho dos agentes e profissionais da Atenção Primária em Saúde (APS), aliado a uma adesão maior da população no cuidado com a limpeza de seus quintais, tem permitido um combate mais efetivo ao mosquito e com isso o controle da dengue está evoluindo na cidade.
Com a redução dos números, a Secretaria de Saúde passará a atender os casos suspeitos nas unidades de saúde já a partir da próxima semana. Esta quarta-feira, 29, será o último dia de atendimento no Ambulatório da Dengue, das 7h às 19h. A unidade estará fechada na quinta e sexta-feira e a partir do dia 3 os pacientes devem procurar a sua respectiva UBS, no horário normal de atendimento das 7h às 11h30 e das 13h30 às 17h.
Confira aqui as informações do boletim da Secretaria Estadual de Saúde, atualizado na última terça-feira (28).
(Informações: Assessoria PMU)
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais