Instituto Nossa Senhora Aparecida
Sicred
Redação Publisher do OBemdito

Umuarama ultrapassa 7,7 mil casos confirmados de dengue e registra a terceira morte

Três óbitos que podem ser decorrentes de dengue estão sendo investigados

Foto: Assessoria PMU
Foto: Assessoria PMU
Umuarama ultrapassa 7,7 mil casos confirmados de dengue e registra a terceira morte
Redação - OBemdito
Publicado em 29 de maio de 2024 às 16h37 - Modificado em 29 de maio de 2024 às 16h37
Porto Camargo
Atlanta Pneus
Cupom Local
Gastro Umuarama

A Secretaria Municipal de Saúde anunciou a terceira morte confirmada em decorrência de complicações da dengue em Umuarama, dentre sete óbitos em investigação. Além desses, um foi descartado e três mortes continuam sendo investigadas. O óbito confirmado nesta semana é de um paciente do sexo masculino, com 64 anos e sem comorbidades. A morte ocorreu no dia 30 de março deste ano.

Neste mês de maio foram confirmados 2.062 casos da doença (até o dia 25) e em todo o período epidemiológico já são 7.756 positivos, acumulados desde 30 de junho do ano passado.

Além disso, a Secretaria de Saúde investiga ainda 310 casos de pessoas com suspeita de dengue e outras 6.909 suspeitas foram descartadas, do total de 14.775 notificações registradas no período. Dentre os positivos, foram anotados três casos de dengue com sinais de alarme (DSA) e um caso de dengue grave (DG).

Os bairros com maior incidência da doença na cidade são os atendidos pelas UBS Guarani/Anchieta (885 casos) e Jardim Panorama (657), pelo Posto de Saúde Central (589) e pelas unidades de saúde do Jardim Cruzeiro (585), Vitória Régia (547), Centro de Saúde Escola (493) e Cidade Alta (455).

Há casos confirmados de dengue em todas as unidades de saúde da cidade e dos distritos, com exceção da Vila Nova Jerusalém, e também entre moradores da zona rural (85 casos). O último levantamento do Índice de Infestação Predial (IIP) por larvas do mosquito transmissor da dengue ficou em 0,8%, caracterizando baixo risco.

Nos locais onde a infestação é maior, o serviço de Vigilância em Saúde Ambiental concentra o trabalho dos agentes de combate a endemias em arrastões para eliminar focos de reprodução do mosquito.

O trabalho dos agentes e profissionais da Atenção Primária em Saúde (APS), aliado a uma adesão maior da população no cuidado com a limpeza de seus quintais, tem permitido um combate mais efetivo ao mosquito e com isso o controle da dengue está evoluindo na cidade.

Com a redução dos números, a Secretaria de Saúde passará a atender os casos suspeitos nas unidades de saúde já a partir da próxima semana. Esta quarta-feira, 29, será o último dia de atendimento no Ambulatório da Dengue, das 7h às 19h. A unidade estará fechada na quinta e sexta-feira e a partir do dia 3 os pacientes devem procurar a sua respectiva UBS, no horário normal de atendimento das 7h às 11h30 e das 13h30 às 17h.

Confira aqui as informações do boletim da Secretaria Estadual de Saúde, atualizado na última terça-feira (28).

(Informações: Assessoria PMU)

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.

Porto Camargo
Uvel