Câmara aprova criação de 176 novos cargos na estrutura administrativa do município
As novas vagas estão distribuídas em várias áreas, entre elas saúde e educação, e deverão ser preenchidas através de concurso público
A Câmara de Vereadores de Umuarama aprovou em sessão extraordinária nesta quinta-feira (23), dois projetos de Lei Complementar enviados pelo Executivo que criam 176 novos cargos para a estrutura administrativa do município.
O primeiro, 9/2024, cria 101 novas vagas que deverão ser preenchidas através de concurso público nas áreas de Educação (66), Saúde (10), Administração (19) e Administração de Cemitérios e Serviços Funerários (5).
Na área da Educação, são 5 novas vagas para Psicopedagogo e 25 vagas para Psicólogo, com carga horária de 40 horas semanais e remuneração de R$ 4.707,50 para atuar na Secretaria Municipal de Educação. Além disso, há 3 vagas para o cargo de Servente Geral, também com 40 horas semanais e salários de R$ 1.729,07 para a Secretaria Municipal de Saúde.
De acordo com o Executivo, as vagas nesta área deverão ser destinadas para a Clínica de Atendimento das Pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), que está em fase de implantação onde anteriormente funcionava a Secretaria Municipal de Saúde.
“Está relacionado ao funcionamento da Clínica para tratar os casos de transtorno do espectro autista. Fico feliz e espero que esse concurso seja realizado e que esse atendimento possa ser iniciado ainda este ano”, afirmou durante a votação a vereadora Ana Novais.
Já o segundo Projeto de Lei Complementar aprovado, 10/2024, cria 35 novas vagas para Agente Comunitário de Saúde (ACS) e 40 novas vagas para o cargo de Agente de Combate às Endemias (ACE), ambos com carga horária de 40 horas semanais e salários de R$ 2.824.
Conforme o Executivo, a proposição tem por objetivo ampliar o número de servidores na área de serviços de saúde, contribuindo com a geração de empregos e, ao mesmo tempo, oferecendo um serviço de qualidade para a população.
Durante a aprovação dos projetos, o vereador Matheus Bareto destacou a importância da criação das novas vagas e reafirmou a necessidade de se destinar parte delas para a procuradoria jurídica da prefeitura a partir da realização de um concurso público.
“Temos inclusive uma ação civil pública, em que os cargos em comissão para a procuradoria geral do município exercem a função de advogado efetivo. Por mais que tenhamos servidores qualificados ocupando estes cargos em comissão, isso não é permitido. Então, sugiro que aproveitem esse certame para fazer o concurso para todos estes cargos”, argumentou.
Devido à dispensa de interstício – tempo entre o primeiro e segundo turno de votação – os projetos foram aprovados de forma terminativa e por unanimidade, apenas com a ausência da vereadora Cris das Frutas, que estava em viagem de trabalho em Curitiba. Agora, deverão ser enviados para a sanção do prefeito Celso Pozzobom.