Foto: Assessoria PMU
Em alusão ao 18 de maio, Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, que inspirou a campanha Maio Laranja, várias foram realizadas em Umuarama pela Secretaria Municipal de Assistência Social e entidades parceiras em enfrentamento a esse tipo de violência.
Com o título “Faça Bonito: Proteja nossas crianças”, as ações começaram no último dia 2, com a exibição da peça teatral “Vim ver Maria” para crianças e adolescentes. Foram quatro apresentações nos dias 2 e 3, de manhã e à tarde, para os alunos do 5º ano da rede municipal, além de crianças e adolescentes atendidos por entidades socioassistenciais e colégios particulares.
Nesta semana, na última segunda-feira, 13, aconteceu a tradicional caminhada “Faça Bonito” com saída no campus-sede da Universidade Paranaense (Unipar) e trajeto até a Praça Miguel Rossafa, sob a coordenação de alunos e professores do curso de Psicologia da instituição. Na praça houve depoimentos e manifestações em apoio da causa, contra a violência infantil.
Na quarta-feira, 15, foi realizada uma palestra na UniAlfa Faculdade com a juíza de Direito da Vara da Infância e da Juventude da Comarca de Umuarama, Maristela Aparecida Siqueira D’Aviz, direcionada aos acadêmicos de Direito, Psicologia e Pedagogia, além dos técnicos da rede socioassistencial de Umuarama, diretores e coordenadores pedagógicos da rede municipal.
A juíza Maristela D’Aviz abordou a ‘revitimização’ de crianças e adolescentes – que por vezes precisam repetir o relato da violência sofrida, revivendo as sensações –, traçou uma linha do tempo sobre como as questões eram tratadas no passado e como funciona hoje o sistema de apoio e também esclareceu os participantes sobre os fluxos de atendimento e proteção.
Na véspera da data, que neste ano será este sábado, 18, as equipes dos vários setores da assistência social trabalharam com a camiseta oficial da campanha, em cor azul com os dizeres “Faça Bonito – Proteja nossas crianças e adolescentes” em todas as unidades, chamando a atenção dos usuários e da população em geral para uma reflexão sobre o tema.
De acordo com a secretária Dayanne Paola Demozzi, essas ações são de extrema relevância para a prevenção do combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes e contam com total apoio do prefeito Celso Pozzobom.
“O objetivo da conscientização é destacar a importância enfrentarmos com todas as forças o abuso, a exploração sexual e a violência contra as crianças. A mobilização busca sensibilizar a sociedade para o compromisso de protegê-las, com foco especial na prevenção, antes que o mal aconteça”, reforçou a secretária da Assistência Social.
A campanha destaca também a divulgação do Disque Direitos Humanos – o Disque 100 –, serviço gratuito que funciona 24h, sete dias por semana, para receber denúncias de violência contra crianças e adolescentes, e também os contatos do Conselho Tutelar para eventuais denúncias. Os telefones são (44) 3906-1032 e (44) 98402-9641.
(Assessoria PMU)
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais