Umuarama

Golpistas têm usado imagem do dono da Havan em sites para cometer crimes

A popularidade do empresário Luciano Hang, proprietário das Lojas Havan, tem sido amplamente explorada na tentativa de aplicação de golpes virtuais. Os métodos variam desde a venda de produtos a preços muito abaixo do mercado até solicitações de transferências via Pix para supostas vítimas de enchentes no Rio Grande do Sul.

Agora, os golpistas estão utilizando a Inteligência Artificial (IA) para ludibriar internautas, fazendo-os acreditar que têm dinheiro a receber de empresas de cartão de crédito através do site do Procon. O modus operandi é minuciosamente elaborado, conforme ressalta o secretário municipal de Proteção e Defesa do Consumidor – Procon Umuarama, Eduardo Henrique Ceranto.

“Aqueles que assistem ao vídeo têm a firme convicção de que Luciano Hang está realmente falando. E, naturalmente, diante da possibilidade de lucro fácil, o cidadão acaba por clicar no link indicado e fornecer seus dados, começando pelo CPF. Nesse ponto, é tarde demais”, observa Ceranto.

Na semana passada, uma imagem do apresentador de TV William Bonner foi utilizada em um contexto semelhante, abordando a suposta existência de dinheiro em forma de cashback em empresas de cartão de crédito.

“Entretanto, desta vez, a tentativa de golpe é ainda mais sofisticada, pois além de apresentar ‘o testemunho’ do dono da Havan, a vítima ainda é levada a crer que está realizando uma transação através do Procon”, destaca o secretário.

Ceranto também adverte os internautas para que não compartilhem o arquivo com amigos ou familiares, nem mesmo para alertá-los sobre o golpe, pois isso pode resultar em mais pessoas sendo enganadas.

“Alegam que há R$ 7 mil disponíveis para todos os consumidores com cartão de crédito e que as empresas estão ocultando essa informação, incentivando o cidadão a buscar por dinheiro fácil. É necessário redobrar a atenção”, adverte, acrescentando que, em caso de dúvidas, é possível contatar o Procon, localizado na avenida Presidente Castelo Branco n° 3871, telefone (44) 3621-5600.

(Com informações PMU)

Redação

Recent Posts

Educação capacita 73 candidatos para seleção de diretores da Rede Municipal de Umuarama

A Secretaria Municipal de Educação de Umuarama realizou a primeira etapa da formação dos candidatos…

13 minutos ago

Bolsonaro pede ao STF liberação de visitas de Flávio durante prisão domiciliar

O ex-presidente Jair Bolsonaro pediu nesta segunda-feira (5) ao Supremo Tribunal Federal (STF) a liberação…

39 minutos ago

Mulher mais votada em 2022 no Paraná, Márcia Huçulak fica fora da Assembleia

A deputada estadual Márcia Huçulak (PSD) não conseguiu renovar o mandato na Assembleia Legislativa do…

56 minutos ago

Alessandro Salgado lança livro sobre comunicação e oratória em Umuarama

O escritor e professor Alessandro Salgado lança, no dia 24 de outubro, o livro “Oratória…

1 hora ago

Colégio Hilda Kamal abre inscrições para curso técnico gratuito de Enfermagem

Oportunidade é destinada a quem já concluiu o Ensino Médio; inscrições seguem abertas até 9…

2 horas ago

Vídeo mostra policial civil salvando bebê que se engasgou durante amamentação no Paraná

Um vídeo mostra o momento em que o policial civil Álvaro Machado socorre uma bebê…

2 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais