Foto: PMU
As obras de reforma e ampliação da Escola Municipal Manuel Bandeira, localizada na região do Alto São Francisco, em Umuarama, foram retomadas na última semana, após a assinatura da ordem de serviço pelo prefeito Celso Pozzobom. A obra, que se arrasta desde 2022 com sucessivas paralisações devido ao rompimento de contratos com as empreiteiras, voltou à execução após a conclusão de processos administrativos.
Neste ano, uma nova licitação definiu o prestador de serviços que terá 10 meses para finalizar o projeto. O investimento na conclusão da reforma é de R$ 1.499.704,89. Na terça-feira, 14, a movimentação de operários era intensa e os serviços já começavam a aparecer. Enquanto isso, as aulas seguem normalmente no estabelecimento de ensino.
“Tomamos todos os cuidados para evitar incidentes e os alunos serão relocados conforme o avanço dos serviços”, explicou o secretário de Obras do município, Renato Caobianco.
O secretário explicou que a empresa contratada em novembro de 2021 para a obra foi multada em R$ 132,9 mil e recebeu sanções que, além da rescisão contratual, incluem suspensão temporária de participação em licitação e impedimento de contratar com o município por dois anos.
Outro contrato firmado em 2022 para a continuidade da obra também teve problemas e o serviço não avançou, estendendo os transtornos aos alunos e familiares.
Agora a expectativa é que a obra finalmente seja entregue. O projeto inclui reforma da parte existente, ampliação do refeitório, construção de quadra poliesportiva, troca da cobertura da passarela de acesso, construção de muro e um bloco com duas novas salas de aula. Com a ampliação, a escola passará dos atuais 871 m² para 1.050 m² de área construída.
Nesse intervalo de tempo houve acréscimo de serviços ao projeto, diante de novas demandas da Secretaria Municipal de Educação. Conforme o contrato, a empresa obriga-se a entregar a obra em condições de uso no prazo de 10 meses a partir da ordem de serviço.
“Vamos fazer todos os esforços para que a escola seja finalizada o quanto antes e as crianças tenham mais espaço e conforto no próximo ano letivo”, completou o secretário.
(Com informações PMU)
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais