Sicred
Lançoni
Umuarama 69 anos
Instituto Nossa Senhora Aparecida
Foto: Alan Santos/PR
Redação Publisher do OBemdito

Golpistas têm usado imagem do dono da Havan em sites para cometer crimes

Golpistas estão utilizando Inteligência Artificial para fazer Luciano Hang falar sobre o saque de R$ 7 mil em cashback

Foto: Alan Santos/PR
Golpistas têm usado imagem do dono da Havan em sites para cometer crimes
Redação - OBemdito
Publicado em 14 de maio de 2024 às 17h33 - Modificado em 15 de maio de 2024 às 14h30
Cupom Local
9 Espetaria
Atlanta Pneus
Porto Camargo
Lançoni
Gastro Umuarama

A popularidade do empresário Luciano Hang, proprietário das Lojas Havan, tem sido amplamente explorada na tentativa de aplicação de golpes virtuais. Os métodos variam desde a venda de produtos a preços muito abaixo do mercado até solicitações de transferências via Pix para supostas vítimas de enchentes no Rio Grande do Sul.

Agora, os golpistas estão utilizando a Inteligência Artificial (IA) para ludibriar internautas, fazendo-os acreditar que têm dinheiro a receber de empresas de cartão de crédito através do site do Procon. O modus operandi é minuciosamente elaborado, conforme ressalta o secretário municipal de Proteção e Defesa do Consumidor – Procon Umuarama, Eduardo Henrique Ceranto.

“Aqueles que assistem ao vídeo têm a firme convicção de que Luciano Hang está realmente falando. E, naturalmente, diante da possibilidade de lucro fácil, o cidadão acaba por clicar no link indicado e fornecer seus dados, começando pelo CPF. Nesse ponto, é tarde demais”, observa Ceranto.

Na semana passada, uma imagem do apresentador de TV William Bonner foi utilizada em um contexto semelhante, abordando a suposta existência de dinheiro em forma de cashback em empresas de cartão de crédito.

“Entretanto, desta vez, a tentativa de golpe é ainda mais sofisticada, pois além de apresentar ‘o testemunho’ do dono da Havan, a vítima ainda é levada a crer que está realizando uma transação através do Procon”, destaca o secretário.

Ceranto também adverte os internautas para que não compartilhem o arquivo com amigos ou familiares, nem mesmo para alertá-los sobre o golpe, pois isso pode resultar em mais pessoas sendo enganadas.

“Alegam que há R$ 7 mil disponíveis para todos os consumidores com cartão de crédito e que as empresas estão ocultando essa informação, incentivando o cidadão a buscar por dinheiro fácil. É necessário redobrar a atenção”, adverte, acrescentando que, em caso de dúvidas, é possível contatar o Procon, localizado na avenida Presidente Castelo Branco n° 3871, telefone (44) 3621-5600.

(Com informações PMU)

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.

Pós Unialfa
Porto Camargo
Uvel