Sicred
Instituto Nossa Senhora Aparecida
Redação Publisher do OBemdito

Golpistas têm usado imagem do dono da Havan em sites para cometer crimes

Golpistas estão utilizando Inteligência Artificial para fazer Luciano Hang falar sobre o saque de R$ 7 mil em cashback

Foto: Alan Santos/PR
Foto: Alan Santos/PR
Golpistas têm usado imagem do dono da Havan em sites para cometer crimes
Redação - OBemdito
Publicado em 14 de maio de 2024 às 17h33 - Modificado em 15 de maio de 2024 às 14h30
Atlanta Pneus
Cupom Local
Gastro Umuarama
Porto Camargo

A popularidade do empresário Luciano Hang, proprietário das Lojas Havan, tem sido amplamente explorada na tentativa de aplicação de golpes virtuais. Os métodos variam desde a venda de produtos a preços muito abaixo do mercado até solicitações de transferências via Pix para supostas vítimas de enchentes no Rio Grande do Sul.

Agora, os golpistas estão utilizando a Inteligência Artificial (IA) para ludibriar internautas, fazendo-os acreditar que têm dinheiro a receber de empresas de cartão de crédito através do site do Procon. O modus operandi é minuciosamente elaborado, conforme ressalta o secretário municipal de Proteção e Defesa do Consumidor – Procon Umuarama, Eduardo Henrique Ceranto.

“Aqueles que assistem ao vídeo têm a firme convicção de que Luciano Hang está realmente falando. E, naturalmente, diante da possibilidade de lucro fácil, o cidadão acaba por clicar no link indicado e fornecer seus dados, começando pelo CPF. Nesse ponto, é tarde demais”, observa Ceranto.

Na semana passada, uma imagem do apresentador de TV William Bonner foi utilizada em um contexto semelhante, abordando a suposta existência de dinheiro em forma de cashback em empresas de cartão de crédito.

“Entretanto, desta vez, a tentativa de golpe é ainda mais sofisticada, pois além de apresentar ‘o testemunho’ do dono da Havan, a vítima ainda é levada a crer que está realizando uma transação através do Procon”, destaca o secretário.

Ceranto também adverte os internautas para que não compartilhem o arquivo com amigos ou familiares, nem mesmo para alertá-los sobre o golpe, pois isso pode resultar em mais pessoas sendo enganadas.

“Alegam que há R$ 7 mil disponíveis para todos os consumidores com cartão de crédito e que as empresas estão ocultando essa informação, incentivando o cidadão a buscar por dinheiro fácil. É necessário redobrar a atenção”, adverte, acrescentando que, em caso de dúvidas, é possível contatar o Procon, localizado na avenida Presidente Castelo Branco n° 3871, telefone (44) 3621-5600.

(Com informações PMU)

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.

Porto Camargo
Uvel