Umuarama

Evento de conscientização orienta população sobre a fibromialgia e cadastra pacientes

Para marcar o Dia Nacional de Conscientização e Enfrentamento da Fibromialgia (12 de maio), a Associação Paranaense de Fibromiálgicos (Apafibro), com sede em Umuarama, e a Atenção Primária em Saúde (APS) da Secretaria Municipal de Saúde se uniram para realizar um dia de conscientização e enfrentamento da doença. Será na próxima quinta-feira (16), das 9h às 16h no Centro da Juventude, com uma série de serviços gratuitos aos participantes.

Vista como uma síndrome de sensibilização central da dor que causa redução do limiar e aumento da percepção da dor, gerando múltiplos pontos dolorosos por todo o corpo, a doença vai mais longe. Além do quadro de dor, o paciente pode apresentar manifestações de fadiga, alteração do sono, depressão, ansiedade e alterações intestinais.

Embora não haja cura, a fibromialgia tem tratamento e todos os sintomas podem ser controlados, com o restabelecimento da qualidade de vida. Essas e outras informações importantes serão levadas á população durante o evento de conscientização na quinta-feira, no Ceju (na avenida Goiânia, 3536, ao lado da UBS Bem-Estar).

“Teremos um bate-papo com pacientes e familiares, levando orientações sobre o convívio com a fibromialgia. Também faremos a impressão de carteirinhas e o cadastro dos pacientes, para termos uma noção melhor do número de pessoas afetadas pela doença na cidade e região. É necessário levar apenas os documentos pessoais e o laudo médico que atesta a doença”, explica a presidente da Apafibro e organizadora, Suely Sucupira.

Os participantes também poderão agendar mamografias que serão realizadas no Hospital Uopeccan, realizar massagem com acadêmicos de Estética da Universidade Paranaense (Unipar), aferição de pressão e pesagem com alunos do curso de Técnico em Enfermagem do Colégio Estadual Hilda Kamal e maquiagem, com a equipe da Yes! Cosmetics Umuarama.

“Também teremos a equipe da APS da Secretaria de Saúde na realização das ações, que é parceira no evento”, acrescentou a organizadora. A fibromialgia acomete mais as mulheres, que são de 75% a 90% dos pacientes, e muitas vezes é incapacitante. Por isso, os pacientes precisam de informação, apoio e alternativas para que possam ter uma vida mais confortável. No Brasil, a estimativa é de que existam 4 milhões de pessoas com a doença.

(Assessoria PMU)

Redação

Recent Posts

As dramáticas viagens de ‘jardineira’ de antigamente davam medo!

Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...

10 horas ago

Mãe convive apenas sete dias com a filha recém-nascida e morre de câncer

Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…

11 horas ago

Umuaramense revela santuário subaquático com peixes gigantes no Rio Paraná; vídeo

Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…

12 horas ago

Simepar prevê tempestades em Umuarama ainda neste domingo; confira previsão

Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…

13 horas ago

Dor e comoção marcam a morte de jovem atropelado em Umuarama

A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…

15 horas ago

Aos 84 anos, fã passa 15 horas em pé para ver Eduardo Costa no Verão Maior; vídeo dançante

O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…

16 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais