Umuarama

Evento de conscientização orienta população sobre a fibromialgia e cadastra pacientes

Para marcar o Dia Nacional de Conscientização e Enfrentamento da Fibromialgia (12 de maio), a Associação Paranaense de Fibromiálgicos (Apafibro), com sede em Umuarama, e a Atenção Primária em Saúde (APS) da Secretaria Municipal de Saúde se uniram para realizar um dia de conscientização e enfrentamento da doença. Será na próxima quinta-feira (16), das 9h às 16h no Centro da Juventude, com uma série de serviços gratuitos aos participantes.

Vista como uma síndrome de sensibilização central da dor que causa redução do limiar e aumento da percepção da dor, gerando múltiplos pontos dolorosos por todo o corpo, a doença vai mais longe. Além do quadro de dor, o paciente pode apresentar manifestações de fadiga, alteração do sono, depressão, ansiedade e alterações intestinais.

Embora não haja cura, a fibromialgia tem tratamento e todos os sintomas podem ser controlados, com o restabelecimento da qualidade de vida. Essas e outras informações importantes serão levadas á população durante o evento de conscientização na quinta-feira, no Ceju (na avenida Goiânia, 3536, ao lado da UBS Bem-Estar).

“Teremos um bate-papo com pacientes e familiares, levando orientações sobre o convívio com a fibromialgia. Também faremos a impressão de carteirinhas e o cadastro dos pacientes, para termos uma noção melhor do número de pessoas afetadas pela doença na cidade e região. É necessário levar apenas os documentos pessoais e o laudo médico que atesta a doença”, explica a presidente da Apafibro e organizadora, Suely Sucupira.

Os participantes também poderão agendar mamografias que serão realizadas no Hospital Uopeccan, realizar massagem com acadêmicos de Estética da Universidade Paranaense (Unipar), aferição de pressão e pesagem com alunos do curso de Técnico em Enfermagem do Colégio Estadual Hilda Kamal e maquiagem, com a equipe da Yes! Cosmetics Umuarama.

“Também teremos a equipe da APS da Secretaria de Saúde na realização das ações, que é parceira no evento”, acrescentou a organizadora. A fibromialgia acomete mais as mulheres, que são de 75% a 90% dos pacientes, e muitas vezes é incapacitante. Por isso, os pacientes precisam de informação, apoio e alternativas para que possam ter uma vida mais confortável. No Brasil, a estimativa é de que existam 4 milhões de pessoas com a doença.

(Assessoria PMU)

Redação

Recent Posts

Umuarama: Trecho em pavimentação na Estrada Iara já recebe capa asfáltica

A execução acontece através de mão de obra e equipamentos da Prefeitura, além de recursos…

15 minutos ago

PM prende duas pessoas com cigarros contrabandeados em Umuarama

A carga de cigarros contrabandeados totalizou 9 caixas e foi entregue na Polícia Federal de…

1 hora ago

Noite de autógrafos celebra criação de livro coletivo na Escola Municipal Evangélica

Evento marcou o encerramento do projeto “Todo Dia é Dia de Leitura”, que incentiva leitura…

2 horas ago

SRU confirma Henrique e Juliano na grade de shows da Expo Umuarama 2026

A dupla subirá ao palco no sábado, 14 de março, data tradicionalmente reservada a apresentações de…

2 horas ago

Paraná começa a vacinar gestantes contra bronquiolite após distribuição de imunizante

Primeiro lote, com 37.120 doses, foi distribuído às 22 Regionais de Saúde

2 horas ago

Formatura do Proerd mobiliza comunidade escolar em Tuneiras do Oeste

Evento reúne escolas, famílias e Polícia Militar em celebração de cidadania e prevenção às drogas

3 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais