Sicred
Lançoni
Instituto Nossa Senhora Aparecida
Umuarama 69 anos
Redação Publisher do OBemdito

Evento de conscientização orienta população sobre a fibromialgia e cadastra pacientes

Para marcar o Dia Nacional de Conscientização e Enfrentamento da Fibromialgia (12 de maio), a Associação Paranaense de Fibromiálgicos (Apafibro), […]

Foto: Reprodução/Portal da Reumatologia
Foto: Reprodução/Portal da Reumatologia
Evento de conscientização orienta população sobre a fibromialgia e cadastra pacientes
Redação - OBemdito
Publicado em 14 de maio de 2024 às 12h50 - Modificado em 14 de maio de 2024 às 12h50
9 Espetaria
Lançoni
Cupom Local
Porto Camargo
Atlanta Pneus
Gastro Umuarama

Para marcar o Dia Nacional de Conscientização e Enfrentamento da Fibromialgia (12 de maio), a Associação Paranaense de Fibromiálgicos (Apafibro), com sede em Umuarama, e a Atenção Primária em Saúde (APS) da Secretaria Municipal de Saúde se uniram para realizar um dia de conscientização e enfrentamento da doença. Será na próxima quinta-feira (16), das 9h às 16h no Centro da Juventude, com uma série de serviços gratuitos aos participantes.

Vista como uma síndrome de sensibilização central da dor que causa redução do limiar e aumento da percepção da dor, gerando múltiplos pontos dolorosos por todo o corpo, a doença vai mais longe. Além do quadro de dor, o paciente pode apresentar manifestações de fadiga, alteração do sono, depressão, ansiedade e alterações intestinais.

Embora não haja cura, a fibromialgia tem tratamento e todos os sintomas podem ser controlados, com o restabelecimento da qualidade de vida. Essas e outras informações importantes serão levadas á população durante o evento de conscientização na quinta-feira, no Ceju (na avenida Goiânia, 3536, ao lado da UBS Bem-Estar).

“Teremos um bate-papo com pacientes e familiares, levando orientações sobre o convívio com a fibromialgia. Também faremos a impressão de carteirinhas e o cadastro dos pacientes, para termos uma noção melhor do número de pessoas afetadas pela doença na cidade e região. É necessário levar apenas os documentos pessoais e o laudo médico que atesta a doença”, explica a presidente da Apafibro e organizadora, Suely Sucupira.

Os participantes também poderão agendar mamografias que serão realizadas no Hospital Uopeccan, realizar massagem com acadêmicos de Estética da Universidade Paranaense (Unipar), aferição de pressão e pesagem com alunos do curso de Técnico em Enfermagem do Colégio Estadual Hilda Kamal e maquiagem, com a equipe da Yes! Cosmetics Umuarama.

“Também teremos a equipe da APS da Secretaria de Saúde na realização das ações, que é parceira no evento”, acrescentou a organizadora. A fibromialgia acomete mais as mulheres, que são de 75% a 90% dos pacientes, e muitas vezes é incapacitante. Por isso, os pacientes precisam de informação, apoio e alternativas para que possam ter uma vida mais confortável. No Brasil, a estimativa é de que existam 4 milhões de pessoas com a doença.

(Assessoria PMU)

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.

Porto Camargo
Uvel