Foto: Danilo Martins/OBemdito
O 6º Subgrupamento do Corpo de Bombeiros Independente (SGBI) de Umuarama está completando 48 anos de fundação nesta segunda-feira (13). Inaugurado no dia 13 de maio de 1976, no mandato do prefeito Durval Seifert, a corporação era subordinada ao Corpo de Bombeiros de Maringá e tinha, na época, apenas 16 homens.
Levado ao posto de Subgrupamento em 2011, atualmente atende uma área de 21 municípios, cercados por três grandes rios: Paraná, Ivaí e Piquiri. O 6º SGBI também é responsável pela 2ª Seção de Bombeiros em Altônia e 3ª Seção de Bombeiros em Cruzeiro do Oeste.
Segundo o comandante, major Andrey Falkiner, para os próximos anos a perspectiva é ampliar o serviço em Umuarama e região com novas unidades e aumento de efetivo. “Hoje em Umuarama temos 74 homens trabalhando, temos uma defasagem, mas é uma desigualdade que já foi maior. Hoje, com a última escola, conseguimos diminuir bastante essa defasagem”, afirmou.
Atualmente, em um espaço onde a capacidade de ampliação do quartel chegou ao limite, os Bombeiros de Umuarama deverão ter em breve um novo quartel. “Nós temos bastante demanda em conjunto com a ambulância e os atendimentos com o Samu [Serviço de Atendimento Móvel de Urgência e Emergência] e também na parte de combate de incêndios, principalmente na área ambiental, o que justifica um novo quartel”, destacou.
Conforme o comandante, o local para a instalação do novo posto, que deverá contar com mais um caminhão de combate a incêndios e mais uma ambulância, está em análise e deverá ser escolhido a partir de um estudo de viabilidade que está sendo realizado.
“Não está batido o martelo ainda, vai depender da estrutura e da possibilidade de investimento para locarmos esse posto da maneira estratégica, para que a gente diminua o máximo possível o tempo de atendimento das ocorrências”, argumentou.
Além da instalação de um novo posto, também está em estudo a viabilização de uma estrutura onde deverá ser construído um pátio para guardar equipamentos e caminhões da Unidade, que atualmente não têm mais espaço.
“Em situações como esta que estamos vivendo [doações de donativos para o Rio Grande do Sul], nosso espaço fica pequeno e todas as nossas viaturas estão na rua. Nesta área que está em estudo, nós teremos um espaço para guardar viaturas e materiais de almoxarifado, deixando esta área que estamos mais livre para o atendimento à população”, revelou.
Além de atender Umuarama e mais 21 municípios da região, através das sessões de Altônia e Cruzeiro do Oeste, o 6º SGBI ainda atua fortemente na Operação Verão junto ao Governo do Estado do Paraná, nos balneários de Porto Camargo, em Icaraíma, Porto Figueira, em Alto Paraíso, e na Vila Yara, em Altônia, entre outros.
A corporação também contribui com operações na região do Parque Nacional de Ilha Grande e campanhas de arrecadação de alimentos e de donativos, como é o caso da campanha SOS Rio Grande do Sul, que já arrecadou quase 200 toneladas de doações para os gaúchos atingidos pelas enchentes.
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais