Foto: Danilo Martins/OBemdito

Corpo de Bombeiros comemora 48 anos e projeta abertura de nova unidade em Umuarama

O local para a instalação do segundo quartel está em análise e deverá ser escolhido a partir de um estudo de viabilidade

Rodrigo Mello Publisher do OBemdito
Corpo de Bombeiros comemora 48 anos e projeta abertura de nova unidade em Umuarama
Rodrigo Mello
OBemdito
13 de maio de 2024 19h46

O 6º Subgrupamento do Corpo de Bombeiros Independente (SGBI) de Umuarama está completando 48 anos de fundação nesta segunda-feira (13). Inaugurado no dia 13 de maio de 1976, no mandato do prefeito Durval Seifert, a corporação era subordinada ao Corpo de Bombeiros de Maringá e tinha, na época, apenas 16 homens.

Levado ao posto de Subgrupamento em 2011, atualmente atende uma área de 21 municípios, cercados por três grandes rios: Paraná, Ivaí e Piquiri. O 6º SGBI também é responsável pela 2ª Seção de Bombeiros em Altônia e 3ª Seção de Bombeiros em Cruzeiro do Oeste.

Segundo o comandante, major Andrey Falkiner, para os próximos anos a perspectiva é ampliar o serviço em Umuarama e região com novas unidades e aumento de efetivo. “Hoje em Umuarama temos 74 homens trabalhando, temos uma defasagem, mas é uma desigualdade que já foi maior. Hoje, com a última escola, conseguimos diminuir bastante essa defasagem”, afirmou.

Atualmente, em um espaço onde a capacidade de ampliação do quartel chegou ao limite, os Bombeiros de Umuarama deverão ter em breve um novo quartel. “Nós temos bastante demanda em conjunto com a ambulância e os atendimentos com o Samu [Serviço de Atendimento Móvel de Urgência e Emergência] e também na parte de combate de incêndios, principalmente na área ambiental, o que justifica um novo quartel”, destacou.

Foto: Danilo Martins/OBemdito

Conforme o comandante, o local para a instalação do novo posto, que deverá contar com mais um caminhão de combate a incêndios e mais uma ambulância, está em análise e deverá ser escolhido a partir de um estudo de viabilidade que está sendo realizado.

“Não está batido o martelo ainda, vai depender da estrutura e da possibilidade de investimento para locarmos esse posto da maneira estratégica, para que a gente diminua o máximo possível o tempo de atendimento das ocorrências”, argumentou.

Além da instalação de um novo posto, também está em estudo a viabilização de uma estrutura onde deverá ser construído um pátio para guardar equipamentos e caminhões da Unidade, que atualmente não têm mais espaço.

“Em situações como esta que estamos vivendo [doações de donativos para o Rio Grande do Sul], nosso espaço fica pequeno e todas as nossas viaturas estão na rua. Nesta área que está em estudo, nós teremos um espaço para guardar viaturas e materiais de almoxarifado, deixando esta área que estamos mais livre para o atendimento à população”, revelou.

Operações

Além de atender Umuarama e mais 21 municípios da região, através das sessões de Altônia e Cruzeiro do Oeste, o 6º SGBI ainda atua fortemente na Operação Verão junto ao Governo do Estado do Paraná, nos balneários de Porto Camargo, em Icaraíma, Porto Figueira, em Alto Paraíso, e na Vila Yara, em Altônia, entre outros.

A corporação também contribui com operações na região do Parque Nacional de Ilha Grande e campanhas de arrecadação de alimentos e de donativos, como é o caso da campanha SOS Rio Grande do Sul, que já arrecadou quase 200 toneladas de doações para os gaúchos atingidos pelas enchentes.

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.