Umuarama

PMU agiliza obras buscando concluir a ampliação do cemitério municipal até o Dia de Finados

A diretoria da Administração de Cemitérios e Serviços Funerários de Umuarama (Acesf) está concentrada na continuação das obras de ampliação do cemitério municipal. A ordem é agilizar os trabalhos para que tudo fique pronto até o próximo Dia de Finados, 2 de novembro.

Muro e galeria pluvial estão prontos, assim como a rua principal, que já está estruturada para receber a pavimentação asfáltica [870 metros]; serão 9,6 mil m² de expansão, que irão se somar aos 107,8 mil m² de área existente. “A partir disso, teremos um cemitério com um total de 117,4 m²”, informa o diretor-presidente da Acesf, Alexandre Gobbo Maroto.

Nessa parte nova, que fica ao lado do atual cemitério, nos fundos do Ginásio de Esportes Amário Vieira da Costa, o projeto prevê a construção de mil jazigos e um ‘gavetário’ vertical com 600 gavetas, mais um ossário. “É uma obra importante e urgente”, atenta Maroto. “Temos que investir, já pensando no futuro”.

Segundo ele, ainda há muito por fazer, como o plantio de árvores [nas laterais da rua serão plantadas árvores samambaia, espécie valorizada por sua beleza ornamental] e a instalação de postes para a execução do projeto de iluminação, além do asfalto. “Trabalhamos para que o cemitério fique maior, mas também mais bonito”, garante o diretor-presidente.

Para ele, a obra é prioritária, pois o cemitério municipal de Umuarama encontra-se com capacidade máxima de lotação. “Com esta ampliação, atenderemos a demanda a contento por pelo menos uns oito anos”, afirma, informando que o cemitério de Umuarama conta hoje com cerca de 15 mil túmulos, muitas deles com duas ou mais pessoas sepultadas, além de ‘gavetário’ vertical com 480 gavetas. O município registra cerca de cem óbitos por mês.

REVERSÃO DE CONCESSÃO

No momento, a Acesf também está empenhada nos processos de revogação de sepulturas em situação de abandono. A previsão é a retomada de vários túmulos. “Estamos fazendo tudo em conformidade com a lei”, garante o diretor financeiro da Acesf, Gilvan Luz da Silva. “O processo é lento e delicado, mas necessário, já que muitos túmulos estão em ruínas”, esclarece.

“A primeira providência é notificar os responsáveis [quando encontrados] para regularizar a situação; caso isso não aconteça, providenciaremos a transferência dos restos mortais para o ossário coletivo e liberamos o túmulo para nova concessão”, explica.

A lei concede um prazo legal de 90 dias para a devida regularização a partir da publicação do edital de convocação e notificação no Diário Oficial do Município. Os procedimentos são realizados conforme a lei e tudo é documentado. Quando comprovado o abandono, a família perde o direito à concessão do lote.

Cuidados especiais para o Dia das Mães

Como já é tradição, no Dia das Mães o cemitério municipal de Umuarama recebe muita gente para homenagear aquelas que se foram, mas sempre são lembradas com muito carinho pela maioria das pessoas.

Por valorizar esses momentos, a diretoria da Acesf realizou uma série de cuidados, como limpeza especial, pintura de meio-fio, roçagem da grama, poda das árvores. Tudo para deixar o ambiente mais agradável.

No domingo, 12, o horário de visitação será das 7h às 18h30.

(Assessoria PMU)

Redação

Recent Posts

As dramáticas viagens de ‘jardineira’ de antigamente davam medo!

Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...

12 horas ago

Mãe convive apenas sete dias com a filha recém-nascida e morre de câncer

Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…

12 horas ago

Umuaramense revela santuário subaquático com peixes gigantes no Rio Paraná; vídeo

Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…

13 horas ago

Simepar prevê tempestades em Umuarama ainda neste domingo; confira previsão

Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…

15 horas ago

Dor e comoção marcam a morte de jovem atropelado em Umuarama

A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…

17 horas ago

Aos 84 anos, fã passa 15 horas em pé para ver Eduardo Costa no Verão Maior; vídeo dançante

O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…

18 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais