Umuarama

Piscina inativa de clube é fiscalizada por agentes de endemias e Vigilância Sanitária

O pátio e a piscina do Clube Português de Umuarama, que atualmente está inativo, foram alvos de uma ação de fiscalização da Secretaria Municipal de Saúde nesta segunda-feira (6). Agentes dos serviços de Vigilância Sanitária e de Vigilância em Saúde Ambiental têm realizado vistorias periódicas no local, para monitorar possíveis criadouros de insetos, e atendido também reclamações de vizinhos.

“Nossos agentes de combate a endemias realizam visitas frequentes aos ambientes do clube, principalmente a piscina. Sabemos que o clube enfrenta situação de abandono, enquanto passa por uma reformulação em sua diretoria, mas mesmo nesta situação o combate à dengue precisa ser mantido”, afirmou a coordenadora da Vigilância Ambiental, Taila Biaca Crivelaro.

Na vistoria realizada nesta segunda não foram encontrados focos de mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zica vírus e febre chikungunya. Embora esteja desativada, a piscina acumula um volume de água das chuvas e vem recebendo tratamento com larvicida.

Mesmo assim o clube foi novamente notificado e recebeu prazo de 12 horas para que toda a água seja drenada. “Em março atendemos uma reclamação feita à Ouvidoria Municipal e a piscina foi esvaziada por completo após notificação da Vigilância Ambiental”, lembra a coordenadora.

Poucos dias depois houve um período de chuvas e mais água se acumulou no fundo, desde então as vistorias estão sendo realizadas frequentemente pelos agentes de endemias. O responsável pelo local deverá manter a piscina sempre seca, a fim de evitar transtornos, até que a situação do clube seja definida.

A piscina está sem sugadores que fazem a remoção da água. A cada chuva esse trabalho precisa ser feito com bombas manuais, pelos responsáveis. “Não são achadas larvas do mosquito da dengue porque a piscina recebe tratamento e conta, inclusive, tem boias de cloro – produto que mata as larvas – e também devido à ocorrência de ninfas de libélulas, que são predadoras naturais do mosquito”, completa Taila Crivelaro.

A ação deve a presença da coordenadora da Vigilância Sanitária, Claudeni de Oliveira Santos Scapolan, e foi determinada pelo secretário municipal de Saúde, Edson Souza.

(Reportagem: Assessoria PMU)

Redação

Recent Posts

As dramáticas viagens de ‘jardineira’ de antigamente davam medo!

Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...

9 horas ago

Mãe convive apenas sete dias com a filha recém-nascida e morre de câncer

Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…

10 horas ago

Umuaramense revela santuário subaquático com peixes gigantes no Rio Paraná; vídeo

Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…

11 horas ago

Simepar prevê tempestades em Umuarama ainda neste domingo; confira previsão

Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…

12 horas ago

Dor e comoção marcam a morte de jovem atropelado em Umuarama

A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…

14 horas ago

Aos 84 anos, fã passa 15 horas em pé para ver Eduardo Costa no Verão Maior; vídeo dançante

O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…

15 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais