Primeiro trecho da estrada Paca já recebe solo-cimento; depois vem a pavimentação
A pavimentação da estrada Paca, entre o campus de Ciências Agrárias da Universidade Estadual de Maringá (UEM) e a estrada […]
A pavimentação da estrada Paca, entre o campus de Ciências Agrárias da Universidade Estadual de Maringá (UEM) e a estrada Canelinha, está avançando além das expectativas. Um primeiro trecho já recebeu base em solo-cimento, praticamente o último estágio antes da aplicação da capa asfáltica.
Nos demais trechos a frente de trabalho mobilizada com maquinário da Prefeitura e do Consórcio Intermunicipal para Conservação das Bacias dos rios Xambrê e Piquiri (Cibax) realiza os serviços preliminares de limpeza e adequação de leito.
A via rural atende pequenos produtores de diversas propriedades, facilitando o acesso ao Jardim São Cristóvão e, a partir do bairro, à rodovia PR-323 e outros pontos da cidade. De acordo com o prefeito Celso Pozzobom, o projeto tem previsão de investimento de R$ 2,5 milhões na pavimentação da estrada, com extensão de 2.600 metros. A obra inclui faixas laterais gramadas e sinalização viária completa.
“O avanço é satisfatório”, comentou Pozzobom. Segundo ele, a obra vai ser executada de forma rápida, com qualidade e economia de recursos graças à parceria entre a Prefeitura e o Cibax. A pavimentação tem divisão de custos entre o município e os proprietários rurais. O secretário de Serviços Rodoviários, Mauro Liutti, explicou que os sitiantes vão participar com o pagamento por metro linear, conforme a ‘testada’ de cada propriedade.
“Mas graças à parceria, esse valor foi bem reduzido. Com a união entre a Prefeitura, o Cibax e os proprietários rurais conseguimos viabilizar o asfalto, assegurando esta importante ligação que trará mais conforto, segurança e qualidade de vida aos agricultores, além da valorização das propriedades”, comentou.
Numa conta rápida, o município já pavimentou mais de 25 km de estradas rurais, contemplando as estradas Canelinha, Jurupoca, Dias, Jaborandi, Pioneiro e a Estrada Pavão (até a Estrada Dias). Também já foi aprovada pelos proprietários rurais a continuação da Pioneiro, até o distrito de Lovat. A estrada Cedro também recebeu micropavimentação da PR-323 até a Capela São Sebastião.
O prefeito Celso Pozzobom já determinou a pavimentação da Estrada 215, de Serra dos Dourados ao distrito de Vila Nova União, pretende asfaltar também um trecho da Estrada São Tomé e, em parceria com o governo do Estado, vai ligar por asfalto o distrito de Roberto Silveira (Umuarama) à cidade de Xambrê. “Até o final do ano vamos executar – ou deixar viabilizados – mais de 50 km de estradas pavimentadas, para estimular a produção agropecuária e o desenvolvimento do setor rural”, finalizou.
(Assessoria PMU)