Foto: Assesssoria PMU
Os agentes da Vigilância em Saúde Ambiental da Secretaria Municipal da saúde estão com ações intensificadas de domingo a domingo no combate à dengue. Na última sexta-feira, 19, a equipe esteve no distrito de Serra dos Dourados, onde foram eliminados 22 focos de reprodução do mosquito transmissor da doença, o Aedes aegypti. No sábado, 20, e domingo, 21, as ações se concentraram no perímetro urbano de Umuarama.
“Estamos trabalhando a todo vapor com todos os agentes de combate a endemias (ACE) em campo, inclusive aos domingos”, disse a coordenadora da Vigilância Ambiental, Taila Biaca Crivelaro. O esforço concentrado busca para eliminar criadouros do mosquito e conscientizar a população sobre a importância de nos unirmos no combate à dengue. “Só enfrentando e eliminando o mosquito conseguiremos reduzir os casos, que já colocaram a cidade em situação de epidemia”, alertou.
Na última sexta-feira, 40 agentes de endemias realizaram trabalho de vistoria e orientação à população do distrito de Serra dos Dourados, incluindo também a vila rural. Foram flagradas muitas situações de acúmulo de água em pneus, materiais recicláveis e sucata exposta no tempo. Ao final da ação, 22 focos do mosquito foram eliminados e diversos pontos foram tratados com inseticida, para reduzir o risco de proliferação.
No sábado o trabalho se concentrou na Zona 7 (região da Praça dos Xetá e avenida Rondônia). Os agentes vistoriaram 152 imóveis vistoriados e eliminaram 208 possíveis focos de reprodução do mosquito, além de quatro depósitos tratados e dois pontos com larvas eliminados. Já no domingo, no Jardim Ipê e no Parque Tarumã, 120 imóveis passaram por vistoria, um foco foi eliminado e outros 156 possíveis focos foram descartados. Dois imóveis receberam tratamento com inseticida.
Apesar de todos os esforços das equipes de agentes, o número de casos de dengue segue aumentando em Umuarama. Na última semana foram confirmados 879 novos casos, elevando para 2.199 o total acumulado neste ano epidemiológico e há, ainda, 2.878 suspeitas em investigação. “A população cobra ações, mas praticamente todos os focos encontrados então dentro dos quintais. Precisamos urgentemente do apoio de cada morador, que olhe o seu quintal e realize o descarte correto do lixo”, reforçou Taila Crivelaro.
Segundo o secretário municipal da Saúde, Edson Souza, muitos quintais são encontrados com uma limpeza exemplar. “Porém, se os vizinhos do lado não cuidarem, o mosquito vai proliferar e contaminar a todos. Precisamos de um esforço conjunto, em todas as frentes. Só assim conseguiremos reduzir a infestação do mosquito e o número de casos da doença”, convocou.
(Assessoria PMU)
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais