Foto: Rosi Rodrigues
O Dia Nacional do Espiritismo, em 18 de abril, instituído pela Lei 14.354/22, é uma data de significado profundo para a comunidade espírita do Brasil. Desde as primeiras horas da manhã, os corações e mentes dos espíritas voltam-se para os princípios que regem essa filosofia, fundamentada na busca pelo aprimoramento moral e na prática da caridade.
Em busca de compreender a essência do Espiritismo e sua importância para a comunidade de Umuarama, adentramos o Centro Espírita Allan Kardec, um símbolo de acolhimento e serviço filantrópico na região. Lá, fomos recebidos calorosamente pela presidente, Geruza Pereira da Silva Vaccari, e pelo presidente da Casa da Sopa Allan Kardec, Delzi José Vry.
Questionada sobre os princípios essenciais da doutrina, Geruza ressaltou a crença em Deus e na figura de Jesus como governador planetário, a crença na imortalidade da alma, na reencarnação como processo de crescimento espiritual, na comunicabilidade entre os espíritos encarnados e desencarnados e na pluralidade dos mundos habitáveis. “Somos espíritos imortais em constante evolução, enxergando a vida como uma jornada de aprendizado e transformação”, enfatizou.
Geruza Pereira da Silva Vaccari não apenas lidera o Centro Espírita Allan Kardec com sabedoria e dedicação, mas também faz história como a primeira mulher a ocupar o cargo de presidente nesta instituição sexagenária. Segundo ela, no espiritismo não há diferenças entre homens e mulheres e a doutrina tem contribuído ao longo da história para que isso se reflita em toda a sociedade. “É uma grande honra ser a primeira mulher presidente do Centro Espírita Allan Kardec de Umuarama e espero que muitas venham depois de mim”, compartilhou.
“É um reconhecimento importante, pois a doutrina espírita visa ao aperfeiçoamento moral do homem e à construção de uma sociedade mais fraterna”, explicou Geruza. “No espiritismo, compreendemos que a transformação do mundo começa dentro de nós mesmos. Ao nos melhorarmos, contribuímos para a melhoria coletiva.”
“Que a cada ano esta data possa abrir mais espaços de reflexão sobre os ensinamentos trazidos pelos espíritos superiores para iluminar o caminho da humanidade rumo a um futuro mais justo e fraterno. Que Umuarama continue a ser um exemplo vivo do poder transformador do amor e da fé”, desejou. Segundo Geruza, atualmente o preconceito com o espiritismo é bem menor, mas ainda há um longo caminho para se trilhar e a instituição desta data.
Presidindo a Casa da Sopa Allan Kardec desde o ano passado – entidade pioneira na assistência social no município de Umuarama, fundada em 1977, Delzi José Vry compartilha conosco os desafios enfrentados pela instituição e sua participação na construção de uma sociedade mais justa e acolhedora.
Integrando a Rede de Proteção Básica do município, a entidade atende cerca de 150 famílias através de vários programas de apoio e assistência social, apoio emocional, escuta especializada, como a Cozinha Solidária, que serve cerca de 120 refeições gratuitamente todos os dias, o Bazar Gratuito, que fornece roupas e calçados para o público atendido, doação de cestas básicas, kits de higiene e diversos serviços e grupos de convivência, fortalecimento de vínculos e promoção de renda.
E o trabalho não para. “Estamos com diversos projetos em implantação, como o Curso de Artesanato profissionalizante voltado para o público feminino e o Grupo Viver a Vida para o acolhimento de idosos”, relata Delzi.
“Contando com o apoio de colaboradores e voluntários, a Casa da Sopa Allan Kardec estende suas mãos solidárias a todos que batem à sua porta, independentemente de credo ou origem”, disse Delzi que aproveitou para fazer um agradecimento a todos àqueles que fazem doações ou colaboram direta ou indiretamente com a Casa da Sopa.
Ao mencionar figuras icônicas do espiritismo, Geruza e Delzi não poderiam deixar de citar Chico Xavier, um verdadeiro símbolo de amor e serviço ao próximo. Por meio de sua mediunidade, Chico deixou um legado de mais de 400 livros psicografados, cuja renda é destinada ao trabalho assistencial de instituições espíritas.
Ao final desta jornada pelo Centro Espírita Allan Kardec e pela Casa da Sopa Allan Kardec, fica claro que o Espiritismo não é apenas uma crença, mas um caminho de amor e serviço ao próximo, que se manifesta não apenas nas palavras, mas nas ações concretas de solidariedade e compaixão.
O Centro Espírita Allan Kardec abre suas portas para reuniões públicas todas as segundas-feiras, das 17h30min às 19h, e aos sábados, a partir das 19h45min. A Casa da Sopa atende de segunda a sexta-feira das 8h às 14h, recebendo aqueles que necessitam ser atendidos pelos diversos projetos assistenciais, bem como aqueles que desejam conhecer o projeto ou contribuir como voluntários.
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais