Foto: Rosi Rodrigues

Umuarama

Dia Nacional do Espiritismo é celebrado em Umuarama com reflexões sobre fraternidade e caridade

Foto: Rosi Rodrigues
Dia Nacional do Espiritismo é celebrado em Umuarama com reflexões sobre fraternidade e caridade
Redação
OBemdito
19 de abril de 2024 14h35

O Dia Nacional do Espiritismo, em 18 de abril, instituído pela Lei 14.354/22, é uma data de significado profundo para a comunidade espírita do Brasil. Desde as primeiras horas da manhã, os corações e mentes dos espíritas voltam-se para os princípios que regem essa filosofia, fundamentada na busca pelo aprimoramento moral e na prática da caridade.

Em busca de compreender a essência do Espiritismo e sua importância para a comunidade de Umuarama, adentramos o Centro Espírita Allan Kardec, um símbolo de acolhimento e serviço filantrópico na região. Lá, fomos recebidos calorosamente pela presidente, Geruza Pereira da Silva Vaccari, e pelo presidente da Casa da Sopa Allan Kardec, Delzi José Vry.

Questionada sobre os princípios essenciais da doutrina, Geruza ressaltou a crença em Deus e na figura de Jesus como governador planetário, a crença na imortalidade da alma, na reencarnação como processo de crescimento espiritual, na comunicabilidade entre os espíritos encarnados e desencarnados e na pluralidade dos mundos habitáveis. “Somos espíritos imortais em constante evolução, enxergando a vida como uma jornada de aprendizado e transformação”, enfatizou.

Geruza Pereira da Silva Vaccari não apenas lidera o Centro Espírita Allan Kardec com sabedoria e dedicação, mas também faz história como a primeira mulher a ocupar o cargo de presidente nesta instituição sexagenária. Segundo ela, no espiritismo não há diferenças entre homens e mulheres e a doutrina tem contribuído ao longo da história para que isso se reflita em toda a sociedade. “É uma grande honra ser a primeira mulher presidente do Centro Espírita Allan Kardec de Umuarama e espero que muitas venham depois de mim”, compartilhou.

A Importância da Data de 18 de Abril: Um Marco para a Fraternidade

“É um reconhecimento importante, pois a doutrina espírita visa ao aperfeiçoamento moral do homem e à construção de uma sociedade mais fraterna”, explicou Geruza. “No espiritismo, compreendemos que a transformação do mundo começa dentro de nós mesmos. Ao nos melhorarmos, contribuímos para a melhoria coletiva.”

“Que a cada ano esta data possa abrir mais espaços de reflexão sobre os ensinamentos trazidos pelos espíritos superiores para iluminar o caminho da humanidade rumo a um futuro mais justo e fraterno. Que Umuarama continue a ser um exemplo vivo do poder transformador do amor e da fé”, desejou. Segundo Geruza, atualmente o preconceito com o espiritismo é bem menor, mas ainda há um longo caminho para se trilhar e a instituição desta data.

Desafios e Superações: A Jornada da Casa da Sopa Allan Kardec

Presidindo a Casa da Sopa Allan Kardec desde o ano passado – entidade pioneira na assistência social no município de Umuarama, fundada em 1977, Delzi José Vry compartilha conosco os desafios enfrentados pela instituição e sua participação na construção de uma sociedade mais justa e acolhedora.

Integrando a Rede de Proteção Básica do município, a entidade atende cerca de 150 famílias através de vários programas de apoio e assistência social, apoio emocional, escuta especializada, como a Cozinha Solidária, que serve cerca de 120 refeições gratuitamente todos os dias, o Bazar Gratuito, que fornece roupas e calçados para o público atendido, doação de cestas básicas, kits de higiene e diversos serviços e grupos de convivência, fortalecimento de vínculos e promoção de renda.

E o trabalho não para. “Estamos com diversos projetos em implantação, como o Curso de Artesanato profissionalizante voltado para o público feminino e o Grupo Viver a Vida para o acolhimento de idosos”, relata Delzi.

“Contando com o apoio de colaboradores e voluntários, a Casa da Sopa Allan Kardec estende suas mãos solidárias a todos que batem à sua porta, independentemente de credo ou origem”, disse Delzi que aproveitou para fazer um agradecimento a todos àqueles que fazem doações ou colaboram direta ou indiretamente com a Casa da Sopa.

Chico Xavier: Um Legado de Amor e Solidariedade

Ao mencionar figuras icônicas do espiritismo, Geruza e Delzi não poderiam deixar de citar Chico Xavier, um verdadeiro símbolo de amor e serviço ao próximo. Por meio de sua mediunidade, Chico deixou um legado de mais de 400 livros psicografados, cuja renda é destinada ao trabalho assistencial de instituições espíritas.

Ao final desta jornada pelo Centro Espírita Allan Kardec e pela Casa da Sopa Allan Kardec, fica claro que o Espiritismo não é apenas uma crença, mas um caminho de amor e serviço ao próximo, que se manifesta não apenas nas palavras, mas nas ações concretas de solidariedade e compaixão.

Serviço

O Centro Espírita Allan Kardec abre suas portas para reuniões públicas todas as segundas-feiras, das 17h30min às 19h, e aos sábados, a partir das 19h45min. A Casa da Sopa atende de segunda a sexta-feira das 8h às 14h, recebendo aqueles que necessitam ser atendidos pelos diversos projetos assistenciais, bem como aqueles que desejam conhecer o projeto ou contribuir como voluntários.

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.