Foto: Arquivo/OBemdito
A Secretaria Municipal de Assistência Social realiza na próxima sexta-feira, 19/04, o 1° Mutirão para Emissão da Carteira de Identificação de Pessoas com Transtorno do Espectro Autista (CipTEA). O documento foi criado em 2020 pela lei federal nº 13.977 – conhecida como Lei Romeo Mion – e objetiva facilitar a identificação e dar prioridade ao autista no atendimento em setores públicos e privados, como acesso à saúde e à educação, entre outros.
Na mesma ação, a Secretaria Municipal de Saúde fará o cadastramento dos pacientes autistas (crianças e adultos) para a criação de um banco de dados mais completo e atualizado. Segundo a neuropsicóloga Renata Ortiz, “atualmente não temos um banco de dados que nos informe os pacientes, nível de suporte e terapias necessárias”, afirma. Ela enfatiza que o primeiro passo para a implantação de políticas públicas é justamente o mapeamento dos pacientes.
Segundo a secretária municipal de Assistência Social, Dayanne Paola de Oliveira Demozzi, o mutirão será realizado no Centro da Juventude Agnaldo Mackert (Ceju), das 8h às 17h – sem intervalo para almoço.
“Será uma ótima oportunidade para que pais e responsáveis possam solicitar e imprimir a carteirinha, que é solicitada em atendimentos prioritários de saúde e pode ser apresentada também em supermercados, bancos, farmácias, bares, restaurantes e lojas em geral”, explicou.
Para solicitar o documento a família deve apresentar o laudo clínico (relatório médico com a indicação do código da Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde – CID).
“É necessário apresentar também requerimento contendo nome completo, filiação, local e data do nascimento, carteira de identidade, CPF, tipo sanguíneo, endereço residencial e telefone, uma foto 3×4 e assinatura ou impressão digital do interessado”, detalha Dayanne, “além dos documentos da pessoa cuidadora”.
A carteirinha terá validade de cinco anos. A família deve manter os dados cadastrais atualizados. Sempre que a carteira for renovada o número de identificação será mantido, o que possibilita a contagem das pessoas com TEA no território nacional.
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais