Foto: Danilo Martins/OBemdito
O Supremo Tribunal Federal (STF) negou o pedido de aposentadoria especial vitalícia ao ex-governador do Paraná Roberto Requião. A decisão, assinada pelo ministro Luiz Fux, foi publicada nesta quarta-feira (17).
Requião recebia o benefício especial de aproximadamente R$ 37 mil até a aprovação de uma Proposta de Emenda Constitucional (PEC) elaborada pelo governo estadual e votada pela Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) em 2019.
Diversos ex-governadores do Paraná ingressaram com uma ação conjunta no STF para restabelecer o pagamento e tiveram o direito à aposentadoria reconhecido pela Suprema Corte. Requião, porém, entrou com uma ação própria, a qual foi negada à época.
Na decisão, a qual o Massa News teve acesso nesta quinta-feira (18), Fux argumenta que “verifica-se de imediato a inadmissibilidade da presente reclamação, uma vez que invoca a violação de precedente desprovido de caráter vinculante”.
A defesa do ex-governador deverá examinar o relatório de Fux para avaliar um eventual recurso contra a decisão do ministro do STF. Uma das possibilidades é recorrer ao plenário do Supremo, o mesmo que autorizou a retomada do pagamento da aposentadoria a outros ex-governadores.
Atualmente, recebem a aposentadoria especial os seguintes ex-governadores do Paraná: Paulo Pimentel, Emílio Gomes, João Elísio, Mário Pereira, Orlando Pessuti e Beto Richa.
Jaime Lerner também integrava a ação que pedia a retomada do pagamento, mas faleceu em 2021, antes do julgamento do processo. Álvaro Dias também recebia o benefício, teve o pagamento suspenso e ingressou com ação para receber os valores retroativos, mas desistiu do processo e abriu mão dos valores.
A partir da aprovação da PEC, os próximos ex-governadores não receberão a aposentadoria especial – a medida é válida a partir do término do mandato de Ratinho Júnior, que não terá direito ao benefício.
(Com informações Massa News)
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais