Foto: Danilo Martins/OBemdito
OBemdito recebeu nesta segunda-feira (1º) diversas reclamações de populares sobre a situação do Ambulatório Municipal criado para atender pacientes com sintomas de dengue em Umuarama. De acordo com as reclamações, além de superlotado, o local não possui ventilação.
“Fui hoje levar meu filho com autismo, o lugar é muito apertado e superlotado, pouca ventilação”, afirmou uma das pessoas. “Está um caos, lugar apertado, pouca ventilação e superlotação”, disse outro popular.
O Ambulatório para atendimento dos pacientes com sintomas da doença foi instado pela Secretaria Municipal de Saúde onde funcionava a Unidade Básica de Saúde Posto Central. Conforme a prefeitura de Umuarama, a Secretaria já tinha expectativa de que o movimento seria maior que o de costume nesta segunda-feira, em decorrência de um acúmulo de pacientes durante o feriado da Páscoa.
“Apesar disso, o atendimento transcorre normalmente, exigindo apenas um pouco de paciência dos pacientes. O município monitora de forma constante a demanda de atendimentos para apurar a necessidade (ou não) de abrir mais uma unidade”, afirmou a prefeitura em nota.
A nota destaca ainda que até o momento, o ambulatório tem se mostrado suficiente para atender aos pacientes com suspeita ou sintomas de dengue. “Em todo caso, se houver necessidade, o município já tem uma estratégia definida para abrir mais uma unidade, caso haja um aumento consistente no número de atendimentos”.
De acordo com o último boletim informativo da dengue divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde, até o último dia 25, Umuarama acumulava 661 casos da doença no período epidemiológico, iniciado em 30/06/23. Até o último dia 23, a Secretaria somava 3.265 notificações de suspeitas de dengue, das quais 1.257 haviam sido descartadas e 1.347 permanecem em investigação.
Dentre as unidades básicas de saúde, a situação é mais crítica no Jardim Panorama, que conta com 109 casos de dengue, bem como no Posto Central (62), Guarani/Anchieta (61) e Parque San Remo (59). Já há casos confirmados da doença nas 18 UBS da área urbana e também na zona rural (12) e nos distritos de Lovat, Roberto Silveira, Santa Eliza e Serra dos Dourados.
Nesta segunda-feira um novo boletim da doença deverá ser divulgado com os números atualizados pela Secretária Municipal de Saúde.
Um jovem empinou uma moto na frente da Polícia Militar (PM) e teve o veículo…
Um roubo em uma barraca de lanches foi registrado na noite de domingo (18) no…
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
Este site utiliza cookies
Saiba mais