Fotos: PMU

Saúde

Secretaria de Saúde de Umuarama confirma 124 casos de dengue em uma semana

Mesmo com número alarmante não há previsão de vinda da vacina para a cidade

Fotos: PMU
Secretaria de Saúde de Umuarama confirma 124 casos de dengue em uma semana
Redação
OBemdito
25 de março de 2024 19h14

Em 25 dias deste mês, 514 pessoas já foram diagnosticadas com dengue tipo 1 em Umuarama – só nesta última semana, entre os dias 17 e 23, mais 124 novos casos foram confirmados, segundo o Boletim da Dengue divulgado semanalmente pela Vigilância em Saúde Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde. Nenhuma morte pela doença foi oficialmente registrada do relatório de controle de arboviroses da Sesa (Secretaria de Estado da Saúde).

Dos 399 municípios paranaenses, 376 têm infestação do mosquito Aedes aegypti (94,2%) – em apenas 12 não há registro de focos. O índice de contaminação (casos confirmados) em Umuarama é de 0,4%, ou seja, significa que mesmo com um grande número de pessoas com diagnóstico positivo, é uma taxa considerada moderada, principalmente quando comparada, por exemplo, com Mariluz, onde essa mesma taxa de já passou de 15,5% e, além de tudo, ainda com o registro oficial de três mortes pela doença.

Outros municípios da região de Umuarama que apresentam taxas de contaminação consideradas ‘alarmantes’ são Alto Piquiri, com 9%, Paranavaí, com 4%, e Perobal e Xambrê, com 3%. Já com relação às mortes por dengue no Paraná, foram 60 este ano – Londrina e Apucarana são recordistas, com 9 óbitos cada, Antonina, Mariluz, Cambé e Toledo, com 3, e Planaltina do Paraná, Cambira, Rolândia e Terra Roxa com 2.

Sem vacinas

O secretário municipal de Saúde, Edson dos Santos Souza, revela que Umuarama não está na lista dos municípios que vão receber vacinas contra a dengue, exatamente porque a Sesa tem dado prioridade àqueles com maiores índices de infestação e de infecção da população. “Nenhuma cidade do Noroeste tem previsão de recebimento. Neste momento 30 municípios estão recebendo os imunizantes: 21 deles da 17ª Regional de Saúde de Londrina (Norte do Estado), com 23.064 vacinas, e nove da 9ª RS de Foz do Iguaçu (Oeste), com 11.961 doses”, detalha.

Ele acrescenta ainda que, mesmo que cheguem vacinas, elas serão direcionadas a grupos especiais, que no momento são crianças com idade entre 10 e 11 anos. “A Sesa informou que a faixa etária definida como prioritária para imunização, neste momento, é para crianças e adolescente de 10 a 14 anos, mas apenas para esses 30 municípios relacionados em Nota Orientativa”, explica.

Ambulatório de dengue

Desde sua inauguração, em 28 de fevereiro, o Ambulatório de Dengue, mantido pela Secretaria Municipal de Saúde no Posto Central (ao lado do Pronto Atendimento), já recebeu 4.535 pessoas com sintomas da doença – foram 2.608 consultas, 2.378 exames e 471 atendimentos pelas equipes de enfermagem, além da distribuição de 87.690 medicações dispensadas até a última sexta-feira (22). “Vale destacar que o local vai atender normalmente na Quinta-Feira Santa (28) e da Sexta-Feira da Paixão (29), das 7h às 19h, sem interrupção para o almoço”, relata.

Serviço – Ambulatório de dengue

Unidade de Saúde Posto Central – Avenida Dr. Angelo Moreira da Fonseca n° 736 (ao lado do Pronto Atendimento) – Telefones: (44) 2030-3469 e (44) 98457-1830 – Horário de atendimento: de segunda a sábado, das 7h às 19h.

(Com informações PMU)

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.