Sicred
Instituto Nossa Senhora Aparecida
Jaqueline Mocelin Publisher do OBemdito

Projeto de alunos do IFPR Umuarama ganha o primeiro lugar nacional na Febrace

A pesquisa desenvolvida pelos estudantes e o orientador Otávio Sakai será apresentada nos Estados Unidos

Fotos: IFPR Umuarama
Fotos: IFPR Umuarama
Projeto de alunos do IFPR Umuarama ganha o primeiro lugar nacional na Febrace
Jaqueline Mocelin - OBemdito
Publicado em 23 de março de 2024 às 15h04 - Modificado em 25 de março de 2024 às 11h02
Gastro Umuarama

A equipe do Instituto Federal do Paraná (IFPR) campus Umuarama teve uma conquista histórica na última sexta-feira (22). O projeto apresentado pelos alunos da Capital da Amizade ficou com o primeiro lugar na Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace).

Os estudantes Lucas Araújo e Alan Carneiro, ambos formados no curso técnico integrado ao ensino médio em Química em 2023, e Giovanna Prado, atualmente no 3º ano do mesmo curso, estiveram em São Paulo para a apresentação que ocorreu na Universidade de São Paulo (USP), entre os dias 17 e 22 de fevereiro. O professor e doutor em Física, Otávio Akira Sakai, é o orientador da pesquisa.

O projeto de pesquisa “Nanocurativos Biodegradáveis: Obtenção de Compósitos entre Nanopartículas Metálicas e Alginato de Sódio” foi campeão na categoria Ciências Biológicas. Além disso, o professor Otávio foi nomeado como melhor orientador do estado do Paraná.

Agora o trabalho dos alunos de Umuarama será publicado na revista InCiência e a equipe ganhou uma viagem para o Regeneron ISEF em Los Angeles. A Regeneron International Science and Engineering Fair (ISEF) é uma feira anual de ciências nos Estados Unidos. É de propriedade e administrada pela Society for Science, uma organização sem fins lucrativos com sede em Washington, DC.

O vídeo abaixo explica como funciona a pesquisa dos estudantes do IFPR Umuarama:

YouTube video

OBemdito conversou na tarde deste sábado (23) com o diretor-geral do campus, Carlos José Dalla Nora, que comemorou o resultado. “O pessoal está em êxtase com a conquista. Mostra o nível da pesquisa, ensino e extensão dos alunos do ensino médio técnico. Nos deixa muito satisfeitos”, disse.

Na última semana OBemdito havia conversado com o professor Otávio Sakai, que falou sobre a pesquisa desenvolvida pelos estudantes. “Acredito que o biofilme pode ser um produto tecnológico para ser associado ao tratamento de feridas que necessitam de antibióticos”.

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.