Fotos: IFPR

Umuarama

Alunos do IFPR Umuarama participam de final da Febrace 2024 na Universidade de São Paulo

Fotos: IFPR
Alunos do IFPR Umuarama participam de final da Febrace 2024 na Universidade de São Paulo
Stephanie Gertler
OBemdito
18 de março de 2024 17h31

O projeto de pesquisa “Nanocurativos Biodegradáveis: Obtenção de Compósitos entre Nanopartículas Metálicas e Alginato de Sódio”, desenvolvido por alunos do Instituto Federal do Paraná (IFPR) de Umuarama, está entre os finalistas da Feira Brasileira de Ciência e Engenharia (Febrace), organizada anualmente pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP).

Os estudantes Lucas Araújo e Alan Carneiro, ambos formados no curso técnico em química em 2023, e Giovanna Prado, atualmente no 3º ano do curso de química, estão em São Paulo para a apresentação que ocorrerá na USP, entre os dias 17 e 22 de fevereiro. Os melhores trabalhos da Febrace serão selecionados para participar da International Science and Engineering Fair (ISEF) nos Estados Unidos da América (EUA).

“Acredito que o biofilme pode ser um produto tecnológico para ser associado ao tratamento de feridas que necessitam de antibióticos. Além disso destacasse o envolvimento dos estudantes dos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio na pesquisa e inovação tecnológica e na disseminação de conhecimento”, disso o professor e doutor em física, Otávio Sakai.

Febrace

A Febrace é o principal evento nacional de projetos de Ciências e Engenharia, elaborados por estudantes do ensino fundamental, médio e técnico de todos os estados brasileiros e do Distrito Federal. Nesta edição, 498 estudantes estão participando do evento.

Os projetos finalistas foram escolhidos entre 500 semifinalistas, selecionados anteriormente em uma etapa realizada à distância, na qual foram avaliados os 2.900 projetos inscritos, um número recorde para os 22 anos da Febrace.

Para obter mais informações sobre a feira os interessados podem acessar o site da Febrace.

O projeto foi desenvolvido no Laboratório de Análises Cromatográficas e Espectroscópicas (Lace) do IFPR
Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.