Prefeitura de Umuarama inicia processo de atualização de plano de resíduos sólidos
Com recursos do Fundo Municipal de Saneamento Básico, autorizados pelo conselho gestor, a Prefeitura contratará em breve um projeto para […]
Com recursos do Fundo Municipal de Saneamento Básico, autorizados pelo conselho gestor, a Prefeitura contratará em breve um projeto para atualização do Plano de Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos (PGIRS), aprovado pelo decreto 046/2015. O acordo foi firmado durante reunião entre membros do Conselho Municipal de Saneamento Básico, técnicos da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e representantes da sociedade civil, no último dia 20, na Prefeitura.
Conforme a legislação o plano deve ser atualizado em intervalos de quatro anos, porém em Umuarama isso não ocorre desde a aprovação em 2015. “O PGIRS tem como objetivo definir políticas públicas para atendimento à Política Nacional de Resíduos Sólidos com foco na sustentabilidade e convivência harmoniosa com o ambiente, garantindo às futuras gerações uma condição de vida saudável”, destaca o decreto.
O secretário do Meio Ambiente do município, Walter Sucupira, diz que não há como ignorar os problemas surgidos com modernidade, a concentração populacional e o consumo elevado de bens e serviços, “o que representa crescentes volumes de lixo descartado pela população, indústrias, comércio e serviços, áreas da saúde, limpeza pública, construção civil e outros”, explica.
O quadro é agravado pelo consumismo exagerado da sociedade atual e pela facilidade do descarte. O plano atua na promoção constante de mudança comportamental, visando racionalizar o uso dos recursos disponíveis.
Com o PGIRS, Umuarama busca visa reduzir estes impactos ao meio ambiente diminuindo o volume de resíduos e, ao mesmo tempo, estimulando a reutilização através da reintegração destes materiais nas cadeias produtivas.
“Por isso é importante a atualização do plano, adequando-o à realidade para definir novos caminhos, práticas e investimentos a fim de gerenciar os resíduos da melhor forma possível para o meio ambiente e a própria população”, acrescentou a diretora de Meio Ambiente, Fernanda Periard Mantovani.
O projeto para atualizar o PGIRS foi orçado em cerca de R$ 24 mil e será contratado por meio de licitação, a ser custeada com recursos do fundo municipal de saneamento básico.
A reunião entre o município e o conselho teve a presença do prefeito Celso Pozzobom – que deu as boas vindas e colocou a Prefeitura à disposição para a tarefa – e de representantes da Sanepar, CREA (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia), Procon Municipal, equipes das secretarias do Meio Ambiente e de Obras, Planejamento Urbano e Projetos Técnicos, do Ministério Público do Trabalho e da associação de moradores do Parque Jabuticabeiras.
(Com informações PMU)