Sicred
Instituto Nossa Senhora Aparecida
Redação Publisher do OBemdito

Prefeitura de Umuarama inicia processo de atualização de plano de resíduos sólidos

Com recursos do Fundo Municipal de Saneamento Básico, autorizados pelo conselho gestor, a Prefeitura contratará em breve um projeto para […]

Foto: PMU
Foto: PMU
Prefeitura de Umuarama inicia processo de atualização de plano de resíduos sólidos
Redação - OBemdito
Publicado em 26 de março de 2024 às 12h03 - Modificado em 26 de março de 2024 às 12h03
Gastro Umuarama

Com recursos do Fundo Municipal de Saneamento Básico, autorizados pelo conselho gestor, a Prefeitura contratará em breve um projeto para atualização do Plano de Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos (PGIRS), aprovado pelo decreto 046/2015. O acordo foi firmado durante reunião entre membros do Conselho Municipal de Saneamento Básico, técnicos da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e representantes da sociedade civil, no último dia 20, na Prefeitura.

Conforme a legislação o plano deve ser atualizado em intervalos de quatro anos, porém em Umuarama isso não ocorre desde a aprovação em 2015. “O PGIRS tem como objetivo definir políticas públicas para atendimento à Política Nacional de Resíduos Sólidos com foco na sustentabilidade e convivência harmoniosa com o ambiente, garantindo às futuras gerações uma condição de vida saudável”, destaca o decreto.

O secretário do Meio Ambiente do município, Walter Sucupira, diz que não há como ignorar os problemas surgidos com modernidade, a concentração populacional e o consumo elevado de bens e serviços, “o que representa crescentes volumes de lixo descartado pela população, indústrias, comércio e serviços, áreas da saúde, limpeza pública, construção civil e outros”, explica.

O quadro é agravado pelo consumismo exagerado da sociedade atual e pela facilidade do descarte. O plano atua na promoção constante de mudança comportamental, visando racionalizar o uso dos recursos disponíveis.

Com o PGIRS, Umuarama busca visa reduzir estes impactos ao meio ambiente diminuindo o volume de resíduos e, ao mesmo tempo, estimulando a reutilização através da reintegração destes materiais nas cadeias produtivas.

“Por isso é importante a atualização do plano, adequando-o à realidade para definir novos caminhos, práticas e investimentos a fim de gerenciar os resíduos da melhor forma possível para o meio ambiente e a própria população”, acrescentou a diretora de Meio Ambiente, Fernanda Periard Mantovani.

O projeto para atualizar o PGIRS foi orçado em cerca de R$ 24 mil e será contratado por meio de licitação, a ser custeada com recursos do fundo municipal de saneamento básico.

A reunião entre o município e o conselho teve a presença do prefeito Celso Pozzobom – que deu as boas vindas e colocou a Prefeitura à disposição para a tarefa – e de representantes da Sanepar, CREA (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia), Procon Municipal, equipes das secretarias do Meio Ambiente e de Obras, Planejamento Urbano e Projetos Técnicos, do Ministério Público do Trabalho e da associação de moradores do Parque Jabuticabeiras.

(Com informações PMU)

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.