Fotos: PMU
O Serviço de Vigilância Ambiental, da Secretaria Municipal da Saúde, realizou uma ação e integrada com alunos do curso de Técnico em Enfermagem do Colégio Estadual Professora Hilda Kamal e estudantes de outras escolas estaduais da cidade, na manhã desta quarta-feira (20). A proposta foi orientá-los alunos sobre o combate à dengue e apresentar o trabalho realizado no dia a dia pelos agentes no combate a endemias (ACE).
“Apresentamos todos os estágios de desenvolvimento do mosquito transmissor, o Aedes aegypti, com observação em microscópio desde a fase de ovos e larvas até o mosquito alado. Ao final, firmamos um compromisso com cada aluno de aplicar esse conhecimento em suas residências em vistorias semanais, para eliminar possíveis criadouros do mosquito”, explicou a coordenadora da Vigilância Ambiental, Taila Biaca Crivelaro.
A ação integrada também teve uma vistoria ‘aérea’ no perímetro do colégio com uso de drone, para detectar possíveis acúmulos de água nas calhas – o que também favorece a reprodução do mosquitoda dengue.
A primeira instituição de ensino a receber esta nova etapa do projeto foi a Escola Estadual Jardim Canadá, que fica em uma região com alto índice de infestação apontado pelo último Liraa (Levantamento de Índice Rápido para Infestação pelo Aedes aegypti), realizado de 4 a 8 de março e divulgado no último dia 11. “Após a realização do trabalho já tivemos alguns feedback bastante positivos através de comentários dos próprios alunos e da coordenação escolar”, acrescentou Taila.
“Achei importante o projeto, pois há uma interação maior dos profissionais da área de saúde com os alunos, ampliando o conhecimento de todos através de palestra e projetos desenvolvidos pela Secretária Municipal da Saúde, que muitos conheciam”, disse a aluna M.S.
A aluna mencionou, como exemplo, o projeto que distribui sementes de crotalária – uma planta que atrai libélulas, cujas larvas são predadoras das larvas do mosquito da dengue. “Não sabia que essas sementes são distribuídas gratuitamente para plantio nas casas”, completou. A expectativa da Secretaria de Saúde é que os alunos levem essas informações para casa e repassem aos pais, ampliando o combate à dengue – que já acumula 537 casos no atual período epidemiológico.
(Com informações PMU)
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais