Foto: Márcio Aurélio
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou um aviso de onda de calor acima do normal para esta semana em vários estados brasileiros. Entre as áreas em alerta está a região de Umuarama.
O aviso foi emitido às 14h de segunda-feira (11) e tem vigência até às 18h de sexta-feira (15). A temperatura pode ficar 5ºC acima da média e há risco para a saúde. A orientação é que as pessoas entrem em contato com a Defesa Civil em caso de urgência, através do telefone 199.
O site MetSul já havia informado que o calor nesta semana seria anormal, com possibilidade de 10ºC acima da média. Esta onda quente excepcional é originária de uma bolha de calor no Norte da Argentina e Paraguai.
O bloqueio atmosférico impede a chegada de frentes frias, prolongando o período de calor excessivo. Enquanto isso, áreas ao sul enfrentam chuvas intensas e temporais frequentes. A Argentina, Uruguai e parte do sul do Brasil são as áreas mais afetadas pela instabilidade.
No Paraná, prevê-se que as temperaturas permaneçam acima da média até o final da estação, com máximas ao redor de 40ºC em algumas áreas. Conforme a semana avança, a umidade aumenta e chuvas isoladas e temporais tornam-se mais frequentes, proporcionando algum alívio do calor intenso.
Em Umuarama, a temperatura pode chegar aos 37ºC no sábado (16). Segundo o Simepar (Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná). Não há indicativo de chuva para a Capital da Amizade nos próximos dias. Confira abaixo a previsão do Simepar:
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais