Foto: Assessoria
Em propriedades rurais, o uso de recursos hídricos – águas de rios, córregos e nascentes ou águas subterrâneas – tem critérios que devem ser seguidos à risca pelos produtores. Muitos não sabem como agir e por isso os profissionais do Instituto Água e Terra do Governo do Paraná se empenham em orientar.
Pela importância, o assunto ganhou pauta na agenda de eventos técnicos da 49a Exposição Agropecuária, Comercial e Industrial de Umuarama/22a Feira Internacional, que cedeu espaço para a oficina ‘Outorga de recursos hídricos’.
Na plateia estavam, além de produtores rurais, funcionários do IAT e do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná, representantes de empresas de projetos ambientais e estudantes, além de secretários municipais das áreas de agricultura e meio ambiente.
O objetivo, segundo o chefe do IAT Regional, Carlos Cardoso, foi explicar que a outorga é o ato administrativo que expressa os termos e as condições mediante as quais o Poder Público permite o uso de recursos hídricos por um prazo determinado.
“Foi um evento em que pudemos repassar informações técnicas, mas também conscientizar sobre essa questão, explicando o quanto é importante, antes de qualquer ação do produtor, procurar se informar”, destacou ao abrir o evento.
O convidado para ministrar a oficina foi o engenheiro agrônomo Daniel Walz, da gerência de Outorga de Água do IAT, sediada em Curitiba.
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais