Foto: Danilo Martins/OBemdito
O Siate (Serviço Integrado de Atendimento ao Trauma em Emergência) atendeu três vítimas de acidentes envolvendo automóveis e motocicletas ou motonetas nesta sexta-feira (1º/3), em Umuarama. Todas foram atendidas somente no período da manhã, antes das 12h da manhã e parte delas envolvem avanço de preferenciais.
A primeira ocorrência foi atendida pouco antes das 8h e aconteceu na rua Santa Terezinha. OBemdito não conseguiu informações sobre a dinâmica do acidente, porém o que se sabe é que a condutora de uma motocicleta colidiu com um automóvel e sofreu uma fratura na perna.
O segundo acidente aconteceu por volta das 10h30 no cruzamento da avenida Brasil com a rua Perobal, no Centro de Umuarama. A princípio o condutor de um Corolla avançou a preferencial no trecho e derrubou o condutor de uma motocicleta Honda Fan, que descia a avenida. A vítima se queixava de muitas dores na perna durante o atendimento dos bombeiros.
Já o terceiro acidente – possivelmente o mais grave do dia – ocorreu às 11h30 no trecho da avenida Rolândia em cruzamento com a rua Jandaia, também no Centro de Umuarama. A jovem condutora de uma Biz ficou ferida em estado grave, sofrendo um TCE (traumatismo cranioencefálico) leve, além de um corte contuso em crânio, fratura de fêmur, tíbia e fíbula. Ela foi atingida pela condutora de um Chevrolet Corsa, que descia a rua Jandaia ao passo que a motociclista seguia pela avenida Rolândia.
A incidência de colisões em um período tão curto de tempo é um fato que chamou a atenção da população. Foi pensando nisso que OBemdito procurou a Sestram (Secretaria de Trânsito de Umuarama), buscando entender o que acontece em Umuarama e também para buscar orientações de segurança para os para condutores na Capital da Amizade.
De acordo com o major Valdecir Gonçalves Capelli, os acidentes ocorridos em Umuarama também têm chamado a atenção da Sestram, que observou em na maior parte dos casos envolvem motociclistas, que utilizam o segundo meio mais vulnerável no trânsito, sendo superado apenas pelos pedestres. Um dos fatores que influenciam as colisões é a falta de respeito com as preferenciais e o uso de celulares.
“Nós tivemos muitos casos de pessoas se envolvendo em acidentes por causa do telefone celular”, explicou major Capelli, que observou que o uso do celular distrai os motoristas, principalmente em locais de parada obrigatória. “Assim como a gente fala que volante e álcool não se misturam, eu digo que volante e celular se misturam muito menos. As pessoas chegaram ao cúmulo do vício em celular, da necessidade de estarem conectadas superar o cuidado com as próprias vidas“.
Além disso, aos motociclistas, o major chamou a atenção para a velocidade. “Independente se algumas pessoas trabalharem usando esse meio de transporte (motos e motonetas), a gente observa que muitas vezes por estarem trabalhando eles acabam excedendo a velocidade permitida na via e isso causa um risco muito maior para os motociclistas”, pontuou.
A orientação deixada aos motociclistas é que, independente se a via utilizada é preferencial, que reduza a velocidade e redobre a atenção ao passar em cruzamentos. “Como o motociclista é mais vulnerável, é preciso tomar o dobro de cuidado”, alertou o major, acrescentando que por ser um veículo menor, as vezes o motorista do carro não enxerga o motociclista se aproximando, então é importante não confiar nos condutores.
Além das imprudências, Capelli ressaltou que muitas vezes os condutores faltam com noções mínimas de direção, o que também pode ocasionar acidentes, em especial, nas rotatórias.
“As pessoas não sabem se posicionar nas rotatórias“, lamentou Capelli. “Se você entrou na rotatória e for sair na primeira ou segunda saída, você deve entrar e se posicionar na saída da direita (de fora) da rotatória. Se for nas outras, você se posiciona por dentro da rotatória e, quando você estiver a uma saída dela, você vai se posicionar na pista de fora para sair dessa rotatória”, explicou.
O major finalizou dizendo que a Umutrans, a Sestram, através dos agentes de trânsito e da Guarda Municipal, têm realizado operações estratégicas em locais de grandes fluxo de veículos para evitar excessos de velocidades. Major Capelli também informou que a secretaria irá, nos próximos dias, realizar operações no trânsito de Umuarama através das câmeras de vigilância espalhadas pela cidade. “Nós vamos começar a fazer multas pelo uso de celular através das nossas câmeras“, alertou.
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais