Foto: Prefeitura de Paranavaí
Com a publicação no Diário Oficial da União da Portaria nº 10 do Ministério de Portos e Aeroportos, a Infraero está sob posse de exploração do Aeroporto Edu Chaves, de Paranavaí. A conquista é histórica não apenas para Paranavaí, mas também para toda região noroeste.
Porta de entrada e saída do município para negócios e turismo, a expansão do aeroporto trará desenvolvimento econômico, oportunidades de trabalho, movimentar setor de transporte, setor hoteleiro, gastronomia e entre outras áreas que serão beneficiadas com a chegada de voos comerciais em Paranavaí.
“Esse é um grande avanço na nossa economia. É um momento histórico e que será lembrado no futuro. Essa ação trará desenvolvimento em todas as áreas do município, não há como medir o quanto podemos ganhar com isso. É mais uma porta que Paranavaí abre para o mundo. Esse será o primeiro aeroporto gerido pela Infraero no estado do Paraná e mostra o tamanho do nosso potencial”, enalteceu o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Carlos Emanuel.
O aeroporto Edu Chaves era gerenciado pela Prefeitura de Paranavaí. Após uma série de reformas, o aeroporto passou a contar com a estrutura necessária e operava normalmente para voos executivos (particulares). Porém, o município identificou potencial para abertura de linhas comerciais de voos através de alguns estudos.
O estudo “O Brasil que voa”, realizado pela Secretaria de Aviação Civil, ligada ao Ministério de Portos e Aeroportos, identificou que, em 2016, 23.800 pessoas de Paranavaí pegaram voos em Maringá. Desse total, 89,6% das pessoas de Paranavaí que pegam voos tem como conexão ou destino final Campinas ou São Paulo.
Devido ao potencial, houve o interesse em expandir o aeroporto para abrigar voos maiores. Para isso, seria necessário investimentos que ultrapassariam a marca de R$ 20 milhões para aumentar o tamanho da pista, o terminal de embarque e desembarque de passageiros e demais adequações.
Por não haver recursos suficientes para executar o projeto com recursos próprios, o município de Paranavaí foi em busca de parceiros. Em viagem a Brasília, o prefeito KIQ, junto do deputado federal Tião Medeiros, visitou a Infraero e o Ministério de Portos e Aeroportos e voltou otimista de um desfecho positivo.
Meses depois, a Infraero confirmou que enxergou grande potencial no aeroporto de Paranavaí como alternativa para toda região noroeste. Nesta semana, após meses de muito trabalho, a outorga do aeroporto finalmente foi transferida para a Infraero.
“Agora está nas mãos da Infraero e temos total convicção que, com seus 50 anos de expertise na aviação, darão conta de concluir todos os projetos que detectamos e enxergamos como necessidade”, completou Carlos Emanuel.
(Reportagem: Prefeitura de Paranavaí)
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais