Paraná

Adapar renova proibição de aves em eventos agropecuários para evitar a gripe aviária

A Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar) publicou neste começo de ano uma portaria reafirmando a proibição da presença de quaisquer espécies de aves em eventos agropecuários, feiras, exposições, agremiações de criadores e atividades afins no Estado do Paraná, como medida preventiva à gripe aviária.

A Portaria nº 018, de 11 de janeiro de 2024, assinada pelo presidente em exercício da Adapar, Manoel Luiz de Azevedo, tem teor semelhante à Portaria nº 053, de 27 de fevereiro de 2023. Àquela época a decisão valia por 90 dias, mas agora terá validade enquanto perdurar o estado de emergência zoossanitária no País.

A emergência foi declarada pelo Ministério da Agricultura e Pecuária por meio da Portaria MAPA 624, de 6 de novembro de 2023, com validade inicial para 180 dias. Apesar dessa emergência, em 21 de dezembro o Ministério editou a Portaria MAPA n.º 642, que flexibilizou a proibição nacional de presença de aves, deixando a decisão para cada uma das unidades federativas

O Conselho Nacional de Secretários de Estado da Agricultura (Conseagri) solicitou ao ministro Carlos Fávaro a suspensão da portaria e a continuidade da proibição total em todo o País como medida preventiva contra eventual disseminação da doença. Sem resposta, alguns estados, entre eles o Paraná, estão reafirmando as proibições regionais por meio de portarias.

O objetivo é manter a vigilância integral em todo o território nacional contra a influenza aviária de alta patogenicidade (H5N1). Desde 15 de maio de 2023, quando foi detectado pela primeira vez no Brasil o vírus da gripe aviária, o Brasil fez 2.593 investigações de suspeitas da doença, com 713 amostras. Foram detectados 151 focos com resultados laboratoriais positivos, nenhum em aviário comercial. Seis estão em investigação.

Agência Estadual

Recent Posts

Flávio tem 50,85% e Lula 41,05% com 27,88% das seções apuradas

Candidato do PL permanece na liderança da disputa presidencial; mais de 33,4 milhões de votos…

17 minutos ago

Com 70,05% das urnas apuradas, Sergio Moro lidera e Sandro Alex amplia vantagem sobre Requião Filho

Sergio Moro (PL) mantém a liderança na disputa pelo Governo do Paraná, com 50,47% dos…

23 minutos ago

Ruas de Umuarama se esvaziam durante apuração de votos do primeiro turno das eleições

OBemdito percorreu a região central no início da noite deste domingo (4) e encontrou pouco…

37 minutos ago

Com 37,69% das urnas apuradas, Sergio Moro lidera e Sandro Alex passa Requião Filho

Sergio Moro (PL) mantém a liderança na disputa pelo Governo do Paraná, com 50,11% dos…

49 minutos ago

Com 8,16% das urnas apuradas, Flávio Bolsonaro lidera disputa presidencial com 50,76%

Com 8,16% das seções totalizadas, Flávio Bolsonaro (PL) lidera a disputa pela Presidência da República…

56 minutos ago

Sergio Moro lidera disputa pelo Governo do Paraná com 49,76% na parcial do TSE

Sergio Moro (PL) lidera a disputa pelo Governo do Paraná com 49,76% dos votos válidos…

1 hora ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais