Política

Dias Toffoli autoriza inquérito contra senador Sergio Moro a pedido da PGR

O ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou a abertura de inquérito contra o senador Sergio Moro (União Brasil-PR) para apurar supostas irregularidades no âmbito de uma delação premiada negociada quando ele era juiz titular da 13ª Vara Federal de Curitiba. 

Toffoli atendeu a pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR), após apurações da Polícia Federal (PF) apontarem a necessidade de aprofundar as investigações sobre declarações do empresário e ex-deputado estadual do Paraná Antônio Celso Garcia, conhecido como Tony Garcia. A decisão do ministro foi revelada pela Globonews e confirmada pela Agência Brasil

O caso remonta a um acordo de colaboração premiada firmado em 2004 por Garcia, após ele ser preso pela PF sob a acusação de gestão fraudulenta do Consórcio Nacional Garibaldi, em processo anterior à Lava Jato. A partir daí ele teria sido ameaçado por Moro e levado a gravar investigados e “trabalhar” para obter provas contra políticos e outras figuras proeminentes, sobretudo ligadas ao PT, segundo relatou. 

Em depoimento à PF, autorizado por Toffoli no ano passado, Garcia contou que as supostas chantagens teriam sido relatadas ainda em 2021 à juíza Gabriela Hardt, que substituiu Moro na 13ª Vara Federal. As alegações, entretanto, foram encaminhadas ao Supremo somente no ano passado, por decisão do juiz Eduardo Appio, que assumiu a Lava Jato por curto período. 

Segundo relatório da PF, que ouviu Garcia por três dias em agosto, o empresário fez uma narrativa “longa, detalhista e por vezes confusa, aduziu sobre diversos aspectos potencialmente criminosos envolvendo agentes públicos e privados que atuaram direta e indiretamente na Operação Lava Jato”. Os advogados do ex-deputado também enviaram uma série de documentos que supostamente comprovariam os atos ilícitos. 

No pedido de abertura de inquérito enviado ao Supremo, a PGR escreveu que os relatos de Garcia “apontam para um desvirtuamento das decisões tomadas no âmbito da Operação Lava Jato”. As condutas relatadas indicam “eventual prática dos crimes de concussão, de fraude processual, de organização criminosa e de lavagem de capitais”, acrescentou o órgão. 

Em nota, o senador Sergio Moro disse que sua defesa ainda não teve acesso aos autos do processo. Como em ocasiões anteriores, Moro afirmou que “não houve qualquer irregularidade no processo de quase vinte anos atrás”.

No texto, Moro acrescenta que “nega, ademais, os fatos afirmados no fantasioso relato do criminoso Tony Garcia, a começar por sua afirmação de que ‘não cometeu crimes no Consórcio Garibaldi’”.

Agência Brasil

Recent Posts

Quinta-feira terá céu aberto, frio pela manhã e máxima de 24°C em Umuarama

A massa de ar frio e seco continua influenciando o tempo no Paraná nesta quinta-feira…

11 minutos ago

Homem em surto é resgatado após ameaçar se jogar de telhado de igreja em Cruzeiro do Oeste

Homem é convencido por PM e bombeiros a descer do telhado de igreja em Cruzeiro…

37 minutos ago

Motociclista embriagado e sem CNH é preso após causar acidente em Iporã

Motociclista embriagado é preso após causar acidente no Centro de Iporã. Homem não tinha CNH…

55 minutos ago

Mulher é esfaqueada pelo companheiro após recusar relação sexual em Pérola

Mulher esfaqueada pelo companheiro após recusar relação sexual em Pérola foi transferida para Umuarama. Suspeito…

1 hora ago

Família pede doações de sangue para moradora de Umuarama vítima de acidente; vídeo mostra colisão

A família de Maria de Fátima dos Santos, de 52 anos, realiza uma campanha para…

11 horas ago

OBemdito é o terceiro portal com maior alcance digital do Paraná

O portal OBemdito, de Umuarama, alcançou mais um marco importante no cenário da comunicação paranaense. Levantamento…

11 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais