Saúde

Levantamento aponta 10 bairros de Umuarama com alto risco de infestação para dengue

Criado em 2002 pelo Ministério da Saúde, o LIRAa (Levantamento do Índice de Infestação Predial por Aedes aegypti) é um indicador que mede o risco de adoecimento da população por dengue, febre chukumgunya e zika vírus, transmitidas pelo mosquito.

E a Secretaria Municipal de Saúde acaba de apresentar o primeiro estudo de 2024 realizado pela Vigilância em Saúde Ambiental e Epidemiológica em Umuarama. A região mais preocupante é a do Parque Danielle, que fechou com um índice de 12,5 – o ideal é abaixo de 1.

O secretário de Saúde de Umuarama, Edson dos Santos Souza, explica que o LIRAa é obtido a cada dois meses da seguinte maneira: os agentes de endemias fiscalizam imóvel por imóvel em busca de larvas do Aedes aegypti.

“Se o índice é de 2, por exemplo, quer dizer que, a cada 100 imóveis sondados, em dois deles foram encontrados focos do mosquito. Ou seja, no caso específico do Parque Danielle, quer dizer que de 100 residências visitadas pelos agentes de endemias, existem focos em 12,5 delas”, especifica.

O Índice de Infestação Predial (IIP) geral em Umuarama é, nesta segunda-feira (15), de 1,4%. “A tabela classifica o município em três faixas: Baixo Risco, quando o índice é inferior a 1%, Médio Risco, quando vai de 1% a 3,9% e Alto Risco, quando o índice é superior a 4%. O levantamento também é feito de duas formas: um deles divide a cidade por localidades (por bairros próximos, regiões interligadas etc.) e por unidades de saúde (UBS)”, detalha.

No levantamento por localidades, além do recordista Parque Danielle (com índice de 12,5%), há mais nove regiões classificadas como de Alto Risco: Jardim Independência (4%), Jardim Nova América (4,2%), Sonho Meu (4,3%), Verde Vale (5,8%), Los Angeles (6,3%), Escola Vinícius de Moraes, Parque San Marino e Zona II (7,7% cada) e Zona VII (8%).

Já quando a cidade é classificada por unidades de saúde, a recordista volta a ser a do Parque das Jabuticabeiras, com 5,2%. Em seguida vêm as do 1° de Maio (2,6%), Cohapar II – São Cristóvão (2,5%), Guarani – Anchieta (2,2%), Vitória Régia (2%), Industrial (1,9%), Sonho Meu (1,8%), Posto Central e 26 de Junho (1,6%), Centro de Saúde Escola (1,5%), Ouro Branco (1,2%), Cidade Alta (0,9%), Cohapar III – Jardim Cruzeiro (0,8%) e Bem-Estar (0,6%). “San Remo, Lisboa, Panorama e Cohapar I – Jardim União ficaram com índice zero”, observa o secretário.

LIRAa – 12/01/2024 – Por Localidades – Clique aqui.

LIRAa – 12/01/2024 – Por Unidades de Saúde – Clique aqui.

(Reportagem: Assessoria PMU)

Redação

Recent Posts

Identificado homem que morreu após atropelamento em Francisco Alves

Foi identificado como José Neto Soares, conhecido por moradores como Zé Timba, o homem que…

43 segundos ago

Obras na Ponte Ayrton Senna começam dia 13 com sistema Pare e Siga

Obras de recuperação da Ponte Ayrton Senna começam no dia 13 com operação Pare e…

16 minutos ago

Geada cobre áreas de Umuarama e marca amanhecer mais gelado do inverno

Moradores registraram geada em Umuarama na manhã desta quarta-feira (8). Após o frio intenso, o…

42 minutos ago

Hilux furtada durante a madrugada em Perobal é recuperada em Guaíra

Toyota Hilux furtada durante a madrugada em Perobal foi recuperada posteriormente no município de Guaíra.…

58 minutos ago

Devedor de pensão e mulher investigada por tráfico são presos em Cruzeiro do Oeste

PCPR cumpriu dois mandados de prisão em Cruzeiro do Oeste. Um homem foi preso por…

1 hora ago

Incêndio atinge casa onde adolescente cuidava de três crianças em Umuarama; vídeo

Uma adolescente de 15 anos tentou apagar um incêndio que atingiu a casa onde cuidava…

2 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais