Saúde

Levantamento aponta 10 bairros de Umuarama com alto risco de infestação para dengue

Criado em 2002 pelo Ministério da Saúde, o LIRAa (Levantamento do Índice de Infestação Predial por Aedes aegypti) é um indicador que mede o risco de adoecimento da população por dengue, febre chukumgunya e zika vírus, transmitidas pelo mosquito.

E a Secretaria Municipal de Saúde acaba de apresentar o primeiro estudo de 2024 realizado pela Vigilância em Saúde Ambiental e Epidemiológica em Umuarama. A região mais preocupante é a do Parque Danielle, que fechou com um índice de 12,5 – o ideal é abaixo de 1.

O secretário de Saúde de Umuarama, Edson dos Santos Souza, explica que o LIRAa é obtido a cada dois meses da seguinte maneira: os agentes de endemias fiscalizam imóvel por imóvel em busca de larvas do Aedes aegypti.

“Se o índice é de 2, por exemplo, quer dizer que, a cada 100 imóveis sondados, em dois deles foram encontrados focos do mosquito. Ou seja, no caso específico do Parque Danielle, quer dizer que de 100 residências visitadas pelos agentes de endemias, existem focos em 12,5 delas”, especifica.

O Índice de Infestação Predial (IIP) geral em Umuarama é, nesta segunda-feira (15), de 1,4%. “A tabela classifica o município em três faixas: Baixo Risco, quando o índice é inferior a 1%, Médio Risco, quando vai de 1% a 3,9% e Alto Risco, quando o índice é superior a 4%. O levantamento também é feito de duas formas: um deles divide a cidade por localidades (por bairros próximos, regiões interligadas etc.) e por unidades de saúde (UBS)”, detalha.

No levantamento por localidades, além do recordista Parque Danielle (com índice de 12,5%), há mais nove regiões classificadas como de Alto Risco: Jardim Independência (4%), Jardim Nova América (4,2%), Sonho Meu (4,3%), Verde Vale (5,8%), Los Angeles (6,3%), Escola Vinícius de Moraes, Parque San Marino e Zona II (7,7% cada) e Zona VII (8%).

Já quando a cidade é classificada por unidades de saúde, a recordista volta a ser a do Parque das Jabuticabeiras, com 5,2%. Em seguida vêm as do 1° de Maio (2,6%), Cohapar II – São Cristóvão (2,5%), Guarani – Anchieta (2,2%), Vitória Régia (2%), Industrial (1,9%), Sonho Meu (1,8%), Posto Central e 26 de Junho (1,6%), Centro de Saúde Escola (1,5%), Ouro Branco (1,2%), Cidade Alta (0,9%), Cohapar III – Jardim Cruzeiro (0,8%) e Bem-Estar (0,6%). “San Remo, Lisboa, Panorama e Cohapar I – Jardim União ficaram com índice zero”, observa o secretário.

LIRAa – 12/01/2024 – Por Localidades – Clique aqui.

LIRAa – 12/01/2024 – Por Unidades de Saúde – Clique aqui.

(Reportagem: Assessoria PMU)

Redação

Recent Posts

Umuarama: Trecho em pavimentação na Estrada Iara já recebe capa asfáltica

A execução acontece através de mão de obra e equipamentos da Prefeitura, além de recursos…

44 minutos ago

PM prende duas pessoas com cigarros contrabandeados em Umuarama

A carga de cigarros contrabandeados totalizou 9 caixas e foi entregue na Polícia Federal de…

2 horas ago

Noite de autógrafos celebra criação de livro coletivo na Escola Municipal Evangélica

Evento marcou o encerramento do projeto “Todo Dia é Dia de Leitura”, que incentiva leitura…

2 horas ago

SRU confirma Henrique e Juliano na grade de shows da Expo Umuarama 2026

A dupla subirá ao palco no sábado, 14 de março, data tradicionalmente reservada a apresentações de…

3 horas ago

Paraná começa a vacinar gestantes contra bronquiolite após distribuição de imunizante

Primeiro lote, com 37.120 doses, foi distribuído às 22 Regionais de Saúde

3 horas ago

Formatura do Proerd mobiliza comunidade escolar em Tuneiras do Oeste

Evento reúne escolas, famílias e Polícia Militar em celebração de cidadania e prevenção às drogas

3 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais