Foto: Annett Klingner/PixaBay
Foi autorizado pelo Vaticano, nesta segunda-feira (18), que casais em relacionamentos homoafetivos sejam abençoados por padres da Igreja Católica. A decisão foi um movimento do papa Francisco, na tentativa de aproximar a religiosidade do público LGBTQIA+, porém não altera a doutrina tradicional da Igreja sobre o casamento.
De acordo com Víctor Manuel Fernández, prefeito do gabinete do Vaticano, o documento – nomeado “Fiducia supplicans”, implica um verdadeiro desenvolvimento do que foi dito até agora sobre as bênçãos, chegando a compreender a possibilidade de abençoar casais em situação irregular e casais do mesmo sexo sem validar oficialmente o seu estatuto ou alterar de alguma forma o ensinamento perene da Igreja sobre o casamento.
Entretanto, a bênção não deve ser confundida com as cerimônias de união civil do casamento, não tendo inclusive nenhuma relação com elas. Não deve também ser realizada com instrumentos ou palavras próprias de um casamento.
A decisão veio pouco após uma declaração feita em outubro pelo Papa Francisco, onde ele sugeriu que a Igreja Católica abençoasse casais do mesmo sexo, em uma “caridade pastoral”. Na época, ele disse que “Não podemos ser juízes que apenas negam, rejeitam e excluem”.
O religioso também afirmou que considerava relações entre pessoas do mesmo sexo como pecaminosas, além de não reconhecer o casamento entre pessoas do mesmo sexo.
Um homem morreu e outras duas pessoas ficaram feridas após uma colisão na rodovia PR-323,…
A Polícia Militar (PM) registrou o assassinato de um homem a tiros na noite desta…
De uma necessidade familiar nasceram as marcas 'Sinal Verde' e 'Casa Begônia', ambas para atender…
Integrantes da Câmara de Vereadores de Umuarama se reuniram nesta sexta-feira (19) para assegurar uma…
O município de Pérola confirmou um show nacional para o fim do ano. No dia…
A construção civil de Umuarama deu claros sinais de recuperação neste ano. O aumento significativo…
Este site utiliza cookies
Saiba mais