Fotos: Danilo Martins/OBemdito

Umuarama

Umuaramense encontra na confeitaria a fórmula para conciliar maternidade e carreira

“Estou muito feliz, pois consigo cuidar dos meus filhos, acompanhar seu crescimento e trabalhar”, disse Juliana

Fotos: Danilo Martins/OBemdito
Umuaramense encontra na confeitaria a fórmula para conciliar maternidade e carreira
Stephanie Gertler
OBemdito
14 de dezembro de 2023 14h46

O período natalino se aproxima e junto a ele chegam os doces personalizados oferecidos por diversas confeiteiras. Uma delas é Juliana Hetkowski Maragno, de 22 anos, que iniciou seu empreendimento em 2019 buscando gerar uma renda adicional, enquanto ainda residia em Pato Branco.

Juliana conheceu Matheus Santos Marques, de 25 anos, quando ambos moravam na mesma cidade. Naquela época, eram jovens universitários e à medida que o relacionamento se aprofundava, decidiram se casar. Porém, enfrentavam dificuldades financeiras para realizar a cerimônia. Foi então que tiveram a ideia de confeccionar bolos no pote.

“Compramos os ingredientes e comecei a fazer os bolos. Inicialmente, busquei dicas no YouTube, fiz testes, percebi que ficaram saborosos e começamos a vendê-los na faculdade, nos grupos religiosos, e Matheus trazia para Umuarama quando vinha para cá, além de outros lugares. Com o tempo, recebemos encomendas e o dinheiro começou a entrar”, relata Juliana.

Com o passar dos meses Juliana conseguiu um estágio em um posto de saúde e também vendia seus doces nesse local. Foram dois anos conciliando trabalho com a renda extra. Em 2021, finalmente conseguiram se casar, momento em que mudaram-se para Umuarama.

“Quando nos mudamos, Matheus trabalhava em uma empresa de energia elétrica e eu entrei em uma empresa de energia solar. Foi nesse período que engravidei do Matteo. Após a licença maternidade, decidimos que eu não voltaria ao trabalho e Matheus empreenderia em casa. Tudo aconteceu muito rápido”.

No entanto três meses após o nascimento do Matteo, Juliana descobriu que estava grávida da Helena. Nessa época ainda cursava Fisioterapia e os doces ficaram restritos ao consumo familiar. Com o nascimento da filha, ela optou por trancar a graduação dada a maior demanda de cuidados.

“Comecei a perceber a necessidade de gerar mais renda e me ocupar. Decidi voltar aos doces e recebi apoio do meu esposo, da família e dos amigos. Comprei cursos em agosto, estou me especializando e retomei a produção em setembro deste ano. Minhas primeiras vendas foram para o dia dos professores. Fiz tudo de maneira um pouco improvisada, mas vendeu muito bem”.

Ela relata que sua nova profissão está gerando uma boa renda e que adora trabalhar com isso, revelando o desejo de se formar em confeitaria no futuro.

“Estou muito feliz, pois consigo cuidar dos meus filhos, acompanhar seu crescimento e trabalhar, assim como meu marido. Prefiro esse modelo de trabalho, pois não preciso me preocupar com quem cuidará deles e consigo acompanhar cada etapa do desenvolvimento. Vi o Matteo dar os primeiros passos, ouvi o primeiro ‘mamãe’, o primeiro tudo. Seria doloroso abrir mão desses momentos por um salário. Conciliar os dois é perfeito”.

Juliana produz doces para diversas ocasiões, como aniversários, formaturas, casamentos, brindes corporativos e usa caixas personalizadas, adequando os produtos ao tema e à ocasião. Além disso, confecciona doces personalizados para qualquer data comemorativa.

“Para o Natal, decidi criar docinhos em formato de pinheirinho, com formatos temáticos e embalagens alusivas à época. Já tenho muitas encomendas dos pinheiros e diversas caixinhas com os docinhos foram solicitadas. Hoje tenho encomendas para entregar. Estou muito satisfeita com o rumo que as coisas estão tomando”, comemora.

Quem quiser conhecer e acompanhar o trabalho de Juliana pode acessar seu perfil no Instagram. Os interessados em fazer encomendas podem entrar em contato pelo WhatsApp, telefone (44) 99854-3896 ou mensagem direta em seu perfil na rede social.

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.