Instituto Nossa Senhora Aparecida
Sicred
Redação Publisher do OBemdito

Harue promove mudanças de cargos e reorganiza Secretaria de Saúde

Após a deflagração da operação Metástase, que investiga supostos desvios de R$ 19 milhões no Fundo Municipal de Saúde (FMS) […]

Foto: Danilo Martins/OBemdito
Foto: Danilo Martins/OBemdito
Harue promove mudanças de cargos e reorganiza Secretaria de Saúde
Redação - OBemdito
Publicado em 1 de agosto de 2021 às 14h53 - Modificado em 2 de agosto de 2021 às 09h36
Gastro Umuarama

Após a deflagração da operação Metástase, que investiga supostos desvios de R$ 19 milhões no Fundo Municipal de Saúde (FMS) e também um possível esquema de fura-filas em Umuarama, a secretaria de saúde teve mudanças no primeiro e segundo escalação.

A ex-secretária, Cecília Cividini, foi exonerada após o escândalo e chegou a ser ouvida pela CPI da Covid-19, da Câmara Municipal (relembre). A ex-diretora do FMS, Renata Campagnoli, também esteve na Casa, mas não respondeu a maioria das perguntas feitas pelos parlamentares.

A investigação do Ministério Público do Paraná, por meio do Gepatria e Gaeco, aponta que ambas sabiam dos supostos desvios na área da saúde. O dinheiro pode ter sido usado até para aquisição de uma casa de veraneio.

No meio do turbilhão quem assumiu a pasta foi a enfermeira Maria Harue. Ela já havia sido escolhida como secretária no primeiro mandato do prefeito Celso Pozzobom e chegou a ser anunciada como titular, todavia, sem conseguir licença do Estado (é funcionária pública estatutária), acabou declinando o convite.

Foto: Danilo Martins/OBemdito

Agora, apesar da crise na secretaria de saúde, promoveu mudanças e realocou funcionários para que o trabalho de enfrentamento à Covid-19 possa continuar à parte os escândalos.

“Eu recebi como um desafio e fico pensando que se eu estou aqui é porque tem algum propósito, porque eu tinha dois outros trabalhos. Pensei que talvez o momento não fosse muito propício, mas decidi enfrentar esse desafio”, disse a OBemdito, na sede da secretaria da saúde, nesta semana.

O cargo da ex-diretora Renata hoje é ocupado por Herison Cleik da Silva Lima, nomeado antes de Harue, mas que goza da confiança da secretária. Outras pessoas foram realocadas em setores diferentes. O intuito, segundo a secretária, é otimizar o trabalho.

Equipes das Unidades Básicas de Saúde se reúnem com a secretária, a fim de estreitar o diálogo com o primeiro escalação. “Recursos humanos são tudo então a gente precisa ouvir eles, saber das necessidades deles e da população também e no tempo que a gente tem vamos até as unidades”, justifica Harue.

Nesta sexta-feira (30) o secretário estadual de saúde, Beto Preto, esteve na 12ª Regional para falar das ações de enfrentamento contra a Covid-19 e foi questionado acerca da operação por OBemdito, bem como o suposto esquema de fura-filas.

Ele disse que confia no Ministério Público e que neste momento o importante é focar na vacinação, sem se delongar muito.

Harue também vê Metástase como um caso à parte e lida com as críticas direcionadas à pasta de maneira serena. “Eu lido com isso de uma forma tranquila, não sei se pela minha idade, pela experiência, eu foco naquilo que eu sou, que penso. Eu tenho um nome a zelar e a única coisa que importa para mim é meu nome, eu não tenho medo de críticas porque estou com minha consciência tranquila”, falou.

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.