Sicred
Instituto Nossa Senhora Aparecida
Redação Publisher do OBemdito

Empresa de Umuarama quase é vítima de ‘golpe da figuração’ na internet e divulga alerta

No fim do contrato, em letras miúdas, constava a cobrança de 12 parcelas de R$ 399

Foto ilustrativa: Danilo Martins/OBemdito
Foto ilustrativa: Danilo Martins/OBemdito
Empresa de Umuarama quase é vítima de ‘golpe da figuração’ na internet e divulga alerta
Redação - OBemdito
Publicado em 1 de dezembro de 2023 às 18h46 - Modificado em 1 de dezembro de 2023 às 21h27
Atlanta Pneus
Cupom Local
Gastro Umuarama
Porto Camargo
9 Espetaria

Uma empresa de Umuarama procurou OBemdito para divulgar um alerta do ‘golpe da figuração’ na internet, mais especificamente no Google. Trata-se de um contato de uma empresa para atualização de dados para divulgação, o que é chamado de figuração. No entanto, o que não fica claro na ligação é que haverá cobrança de um valor elevado para isso.

Aline Brasil, funcionária da Biaca Seguros, disse que recebeu o telefonema nesta sexta-feira (1º/12) e a mulher do outro lado da linha repassou essas informações. Ela enviou através do e-mail um contrato com vários tópicos (imagem abaixo) e na ligação não mencionava valores a serem cobrados.

A pessoa ainda ressaltou que o contrato já estava preenchido com os dados da empresa. Por isso, bastava assinar, carimbar e remeter de volta. Na parte, no entanto, inferior do contrato havia informações, em letras miúdas, e constava a cobrança de 12 parcelas de R$ 399. Aline ainda disse que o contrato era ‘fajuto’, escrito à mão, sem o CNPJ da empresa ou outros dados.

A funcionária conversou com a proprietária de seguradora, que lembrou que um golpe semelhante havia sido praticado contra a empresa há alguns anos. Na ocasião, após muita persistência, foi possível reverter os pagamentos, que também eram de diversas parcelas de valores elevados.

A tática lembra o antigo golpe da lista telefônica, que já fez muitas vítimas em todo o Brasil. A venda de ‘figuração’ consta em diversas publicações no site Reclame Aqui.

“Quando eu disse que não iria devolver nada assinado, a mulher que havia feito a ligação e estava aguardando desligou o telefone na minha cara”, explicou. Aline finalizou dizendo que, para ajudar outros comerciantes a não caírem no golpe, que optou por divulgar a situação.

OBemdito entrou em contato com a Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Umuarama (Aciu), que informou que até o momento não há nenhum registro de empresários vítimas desse tipo em específico de golpe. Há possibilidade de que, caso haja alguma vítima, tenha registrado a situação diretamente na Delegacia de Polícia Civil.

Foto: Aline Brasil

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.

Uvel
Porto Camargo