Foto: Assessoria
O prefeito Celso Pozzobom e o secretário de Indústria, Comércio e Inovação, Junior Ceranto, foram recebidos pelo presidente da República em exercício, Geraldo Alckmin, nesta quarta-feira (29), em Brasília. Na sua segunda audiência com o presidente, Pozzobom tratou sobre o desenvolvimento de Umuarama e a região Noroeste do Paraná, especialmente a instalação da Zona de Processamento de Exportação (ZPE), em andamento no governo federal.
A visita contou com a presença do deputado federal Zeca Dirceu, do reitor da Universidade Paranaense (Unipar), Carlos Eduardo Garcia, e da comissão técnica da Fênix Empreendimentos, responsável pela implantação da ZPE. “Solicitamos essa audiência por meio do deputado Zeca e o presidente Geraldo Alckmin foi muito solícito. Ele confirmou seu apoio e colocou a aprovação da nossa ZPE entre suas prioridades mais imediatas”, destacou Pozzobom.
O secretário Junior Ceranto reforçou que a implantação da zona de exportação de Umuarama está na dependência da aprovação, por parte do governo federal, do processo que segue em análise no Conselho Nacional das ZPEs, a principal instância decisória da Política Nacional das Zonas de Processamento de Exportação.
“O que foi tratado ali, em conjunto com o deputado Zeca e a equipe da Fênix Empreendimentos, foi mostrar ao presidente as necessidades do nosso município e região, e de que forma a ZPE impactará o desenvolvimento da economia regional. Mostramos a ele a importância de um canal de comércio exterior para a região, a geração de empregos, de tecnologia e de riquezas, o papel que ela terá no progresso do Noroeste e de todo o Estado do Paraná”, afirmou o secretário.
Umuarama é a primeira cidade do país com ZPE totalmente privada (outra em Fortaleza-CE tem administração mista). O projeto prevê a criação de uma zona de livre comércio atuando como um condomínio de empresas, com produção voltada ao mercado internacional, aproveitando as isenções fiscais concedidas pelos governos federal, estadual e municipal, em suas competências tributárias.
O perímetro da ZPE está definido: são 80 alqueires às margens da PR-482 (que liga a Maria Helena), com áreas de livre circulação de pessoas e veículos e outras restritas, controladas pela Receita Federal por meio de recinto alfandegário.
“Os produtos que entram e saem na área de controle aduaneiro são fiscalizados para garantir o cumprimento da legislação de incentivos fiscais que beneficiam os empreendimentos industriais, gerando empregos e riquezas para a região por meio da atividade industrial e das exportações”, detalha o diretor de Indústria e Comércio, Paulo Leon Baraniuk.
Pozzobom lembrou que, com o advento da ZPE, Umuarama ganhará um grande parque industrial para processamento de produtos de exportação com isenção de impostos, que facilitará também a importação de máquinas e insumos para o desenvolvimento da indústria regional.
Todos os produtos processados aqui serão exportados com isenção tributária, algo que vai realmente atrair empresas para a cidade. “A instalação da ZPE é um fato que mudará os rumos da economia de Umuarama, um passo significativo em direção à transformação do futuro de toda a região, e que tem o apoio do presidente Geraldo Alckmin”, completou o prefeito.
(Assessoria PMU)
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais