Foto: Danilo Martins/OBemdito
O Lago Aratimbó, principal cartão-postal da cidade, será palco no próximo domingo (3/12) do 1° Festival da Consciência Negra (UmuAfro), evento coordenado pela Fundação Cultural de Umuarama (FCU) para promover e valorizar a história e a cultura da comunidade negra (que representa quase 35% da população do município). Música, dança, arte, praça de alimentação e outras atividades estão na programação, que vai das 15h às 20h.
Rodrigo Fernandes Pereira, chefe da Divisão de Ação Cultural da FCU, afirma que o evento foi pensado em homenagem ao Dia da Consciência Negra e Dia Nacional de Zumbi (comemorado em 20 de novembro).
“Nunca é demais pensarmos a respeito da importância da cultura afro sobre todos nós. O debate sobre temas como racismo, discriminação, igualdade social e inclusão dos negros na sociedade com preservação da cultura afro-brasileira na formação de nossa brasilidade”, analisa.
O UmuAfro contará com apresentações da Banda Municipal 26 de Junho, capoeira, pagode, hip-hop, batalha de rima, exposições artísticas e praça de alimentação, em um evento que conta com o apoio das secretarias municipais de Assistência Social e Esporte e Lazer (Smel).
“Contaremos com a essencial participação do Neabi (Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas) do IFPR (Instituto Federal do Paraná), Grupo Afoxé, Selo Capadócia, BDU (Batalha de Umuarama) e do músico Cleiton Fernandes, a quem, desde já registramos nossa gratidão”, assinala Alessandro Salgado, assessor especial da FCU.
O secretário municipal de Cultura destaca também o apoio e a dedicação de profissionais da FCU e das redes Municipal e Estadual de Ensino. “A cultura em nossa cidade vive um momento de retomada dos valores diversos que a compõem. Temos incentivado o protagonismo dos agentes culturais, principalmente aqueles que sempre buscaram por espaço para suas manifestações”, afirma.
Ele acrescenta que a Fundação Cultural tem abraçado todas as linguagens e agentes culturais do município. “Trabalhando nessa linha de inclusão e promoção, realizamos a Semana da Cultura de Umuarama 2023, com a temática Cultura de Todos; realizamos a etapa municipal da Conferência Nacional de Cultura 2023, sob a temática Democracia e Direito à Cultura; e coroamos o ano com esse importante evento gratuito no Lago Aratimbó”, registra o secretário.
Segundo ele, ao promover o UmuAfro a administração municipal junta-se à ‘Paraná Unido Contra o Racismo’, promovida pelo Governo do Estado por meio da Secretaria Estadual da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa.
(Assessoria PMU)
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais