Foto: Danilo Martins/OBemdito

Umuarama

Festival da Consciência Negra terá música e arte no Lago Aratimbó

Foto: Danilo Martins/OBemdito
Festival da Consciência Negra terá música e arte no Lago Aratimbó
Redação
OBemdito
30 de novembro de 2023 21h31

O Lago Aratimbó, principal cartão-postal da cidade, será palco no próximo domingo (3/12) do 1° Festival da Consciência Negra (UmuAfro), evento coordenado pela Fundação Cultural de Umuarama (FCU) para promover e valorizar a história e a cultura da comunidade negra (que representa quase 35% da população do município). Música, dança, arte, praça de alimentação e outras atividades estão na programação, que vai das 15h às 20h.

Rodrigo Fernandes Pereira, chefe da Divisão de Ação Cultural da FCU, afirma que o evento foi pensado em homenagem ao Dia da Consciência Negra e Dia Nacional de Zumbi (comemorado em 20 de novembro).

“Nunca é demais pensarmos a respeito da importância da cultura afro sobre todos nós. O debate sobre temas como racismo, discriminação, igualdade social e inclusão dos negros na sociedade com preservação da cultura afro-brasileira na formação de nossa brasilidade”, analisa.

O UmuAfro contará com apresentações da Banda Municipal 26 de Junho, capoeira, pagode, hip-hop, batalha de rima, exposições artísticas e praça de alimentação, em um evento que conta com o apoio das secretarias municipais de Assistência Social e Esporte e Lazer (Smel).

“Contaremos com a essencial participação do Neabi (Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas) do IFPR (Instituto Federal do Paraná), Grupo Afoxé, Selo Capadócia, BDU (Batalha de Umuarama) e do músico Cleiton Fernandes, a quem, desde já registramos nossa gratidão”, assinala Alessandro Salgado, assessor especial da FCU.

O secretário municipal de Cultura destaca também o apoio e a dedicação de profissionais da FCU e das redes Municipal e Estadual de Ensino. “A cultura em nossa cidade vive um momento de retomada dos valores diversos que a compõem. Temos incentivado o protagonismo dos agentes culturais, principalmente aqueles que sempre buscaram por espaço para suas manifestações”, afirma.

Ele acrescenta que a Fundação Cultural tem abraçado todas as linguagens e agentes culturais do município. “Trabalhando nessa linha de inclusão e promoção, realizamos a Semana da Cultura de Umuarama 2023, com a temática Cultura de Todos; realizamos a etapa municipal da Conferência Nacional de Cultura 2023, sob a temática Democracia e Direito à Cultura; e coroamos o ano com esse importante evento gratuito no Lago Aratimbó”, registra o secretário.

Segundo ele, ao promover o UmuAfro a administração municipal junta-se à ‘Paraná Unido Contra o Racismo’, promovida pelo Governo do Estado por meio da Secretaria Estadual da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa.

(Assessoria PMU)

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.
<