Foto: Assessoria PMU
Uma onda de calor atingiu a maior parte do território brasileiro e Umuarama é famosa pelas altas temperaturas. Diante desta realidade, a Secretaria Municipal de Saúde resolveu realizar uma operação especial para fiscalização de supermercados a respeito tanto do armazenamento correto de alimentos que necessitam de refrigeração especial quanto sobre as condições do ambiente de trabalho dos profissionais.
A operação deve ser iniciada na primeira quinzena de dezembro (e deve seguir até o final do mês) e será realizada em parceria entre a Vigilância Sanitária e Vigilância em Saúde do Trabalhador (Visat). “Vamos fiscalizar mercearias, mercados, supermercados, atacarejos, açougues, peixarias, enfim, estabelecimentos que comercializam produtos alimentícios perecíveis que carecem de armazenamento especial”, relata o secretário municipal de Saúde Edson dos Santos Souza.
Claudeni Oliveira Scapolan, coordenadora da Vigilância Sanitária, comenta que no calor todos devem redobrar os cuidados com os alimentos, pois a ocorrência de surtos de doenças transmitida por alimentos contaminados por armazenamento incorreto é muito maior. “O aumento da temperatura pode elevar o aparecimento de bactérias, por isso vamos intensificar o trabalho de fiscalização”, alerta.
Ela indica que a ação pretende fazer com que os proprietários dos estabelecimentos cumpram as normas de segurança alimentar. “Vamos analisar se existem problemas como falta de higiene dos manipuladores de alimentos e medir as temperaturas de ilhas de refrigeração, geladeiras, freezers, câmaras frias e todos os equipamentos utilizados pelos empresários para conservar alimentos perecíveis”, explica Claudeni.
A coordenadora relata ainda que a intenção não é prejudicar nenhum comerciante, mas garantir a saúde pública. “As equipes vão fiscalizar tudo de forma rigorosa, além de instruir e fazer recomendações necessárias. Caso necessário iremos realizar notificações e os empresários terão um prazo para fazer as adequações”, resume.
Já Celma Azevedo Leite, coordenadora da Visat, informa que as equipes irão fazer medições e observações a respeito da qualidade das condições de trabalho que estão os funcionários dessas empresas.
“Os trabalhadores devem ter condições mínimas para realizar suas atividades. Se na empresa não tem ar-condicionado, é preciso ter sistema de refrigeração, ventiladores ou entradas de ar suficientes para manter a temperatura ambiente com dignidade para a execução das tarefas”, exemplifica, acrescentando que outros pontos devem ser observados, como se os patrões estão oferecendo bebedouros com água potável gelada.
(Assessoria PMU)
Programação inclui apresentações da Orquestra Municipal, atrações culturais e show nacional de Tom Carfi.
Pescador de Maringá tem captura homologada pela BGFA Recordes e conquista dois títulos nacionais
A substância é um medicamento veterinário que estava sendo utilizada como droga alucinógena
Ação integrada apreende droga, cigarros e recupera veículo carregado em Mundo Novo (MS)
Campanha oferece descontos inéditos, bônus na troca e condições de fábrica
Suspeitos reagiram à abordagem policial em Piraquara; grupo era investigado por furto a imóvel de…
Este site utiliza cookies
Saiba mais