Foto: Assessoria PMU

Política

Umuarama é premiada no Congresso Paranaense de Cidades Digitais e Inteligentes

Foto: Assessoria PMU
Umuarama é premiada no Congresso Paranaense de Cidades Digitais e Inteligentes
Redação
OBemdito
30 de novembro de 2023 21h50

Municípios que investem em políticas de inovação foram premiados pelo Governo do Estado durante a 9ª edição do Congresso Paranaense de Cidades Digitais e Inteligentes, realizado nos dias 23 e 24 de novembro no teatro do Colégio Londrinense – UniFil. No evento, Umuarama recebeu troféu e o certificado ‘Prefeito Inovador’, entregue a Celso Pozzobom por utilizar a tecnologia de forma estratégica para melhorar a gestão pública e a vida dos cidadãos.

Paulo Leon Baraniuk, diretor da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Inovação, e Janaína Ferracini, desenvolvedora de projetos da Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI) foram a Londrina, a convite da Rede Cidade Digital (RCD) e do Codel (Conselho de Desenvolvimento de Londrina) para receber o prêmio, que foi repassado ao prefeito Celso Pozzobom na manhã desta segunda-feira (27).

Entre as iniciativas de inovações tecnológicas realizadas na administração municipal, destaque para o sistema de gestão de programas habitacionais exclusivo desenvolvido pela Divisão de Análise e Desenvolvimento de Sistemas do DTI. “O software auditável que criamos também é utilizado na regularização fundiária do município e trouxe transparência pública, o aprimoramento de processos e a otimização de tempo, facilitando a vida do cidadão”, apontou Junior Ceranto, secretário municipal de Indústria, Comércio e Inovação.

Ele destaca outras soluções tecnológicas e ferramentas utilizadas na administração, como a iluminação em Led, presente em mais de 65% do município e o processo digital de abertura de empresas, que em Umuarama demora em média em 7 horas, ou seja, no mesmo dia. “Já tínhamos isso antes da Lei de Liberdade Econômica, lembrando que a Casa do Empreendedor é um projeto do prefeito Celso Pozzobom”, destacou.

A Criação da Fundação do Parque Tecnológico de Umuarama, que está em fase de implantação é outro ponto ressaltado por Ceranto. “Realizamos a atualização de todos os equipamentos de informática da Prefeitura, computadores e compramos servidores, que não existiam antes. Aqui também temos o ensino da robótica nas escolas de Ensino Fundamental”, esclareceu o secretário.

Pozzobom declarou que investir em conhecimento é fundamental para melhorar a vida do cidadão. “Estamos muito felizes por este reconhecimento, pois planejar e implantar ações que gerem economia está sempre em nossa pauta, aumentando a arrecadação e gerando maior eficiência no serviço público, promovendo um ambiente de conectividade, empreendedorismo e crescimento econômico”, garantiu.

(Assessoria PMU)

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.
<